:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido com AVC, é uma patologia bastante importante, porque ela é a maior causa de afastamento da pessoa das atividades de trabalho ou cotidianas, devido a incapacidade que causa.

O AVC pode ser de dois tipos: Hemorrágico (quando uma artéria se rompe e produz uma hemorragia) e Isquêmico (quando o vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado por algum motivo), sendo que 87% dos casos são desse último tipo.

Para evitar a doença, todos devem optar pela busca de uma vida mais saudável, deve-se proceder o controle do colesterol, do diabetes e hipertensão arterial.

Neste caso, uma alimentação de qualidade fará toda diferença, por exemplo, evitando o alto consumo de sal. Além disso, deve-se também praticar atividades físicas (moderadas e com acompanhamento), controlando-se em um peso ideal, evitar o tabagismo e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

Geralmente, uma pessoa vítima de AVC é identificada através da boca (meio caída de lado), e se for solicitado para que ela sorria, percebe-se que um dos cantos da boca tem dificuldade de se levantar.

Outros aspectos de vítimas de AVC são: fala embolada, fortes dores de cabeça, dificuldade de movimentos de um dos lados do corpo, braço ou perna com formigamento, dentre outros. Dessa forma, se você presenciar alguém que esteja sofrendo um AVC, o importante é manter a calma, se possível encaminhe a pessoa para o pronto-atendimento, se não, ligue para o 192 (SAMU) e a equipe fará o atendimento a essa pessoa.

Nesse caso, o tempo de atendimento é fundamental, diagnóstico definitivo é feito pelo médico, com utilização de exames de imagens e aplicação do exame clínico bem detalhado.
Portanto, vamos manter a vida saudável e atualizar os exames anuais!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.