:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 04 de abril: Nesta semana, Dr. Mário Sérgio vem alertar todos os teixeirenses sobre o cuidado que temos de ter aos esquentar os nossos alimentos, tanto utilizando eletrodomésticos como micro-ondas e fogão. Toda comida que passe por qualquer processo de aquecimento terá perda de nutrientes e vitaminas.

O aquecimento faz com que algumas vitaminas, como as vitaminas C, B6 e B12, se decomponham, e as proteínas se "desnaturalizem", ou seja, faz com que diversos alimentos, em especial as verduras, percam propriedades.
Claro que toda essa questão dependerá do tempo de preparo e da temperatura utilizada. Alimentos que possuem pele, casca ou qualquer outra película natural protetora correm o perigo de explodir devido à pressão interna. Isso pode causar desde pequenos contratempos, como sujeira, até acidentes mais graves, como queimaduras.

Dr. Mário também relata que apenas vidro e cerâmica são recipientes seguros que podem ser aquecidos no micro-ondas, os plásticos podem liberar substâncias cancerígenas, como os solventes usados na produção do recipiente, além de derreterem. O plástico também é considerado um grande vilão quando se trata na diferença do cheiro, gosto e textura da comida.

Portanto, evite preocupações e tome cuidado: recipientes ou embalagens de metal, alumínio, e palhas de aço, por serem condutores de eletricidade, podem fazer com que o aparelho eletrodoméstico pegue fogo e, até, explodir.
Use o micro-ondas com moderação, pois uma vida saudável é aquela sem exageros.

(Dr. Mário Sérgio é Médico e Parceiro do Instituto Cuidar).

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.