:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 06 de março: Nessa missão de fornecer todas as informações necessárias para alcançar uma melhor qualidade de vida, tanto entre homens e mulheres, Dr. Mário Sérgio vem fazendo um brilhante papel orientando a todos sobre qualquer assunto ligado à saúde. O tema desta semana é, especialmente, voltado às mulheres, trata-se da Laqueadura.


A Laqueadura é uma cirurgia de contracepção definitiva feminina que consiste em provocar a obstrução das tubas uterinas para impedir o encontro dos gametas e a fertilização do óvulo, evitando qualquer tipo de gravidez. Apesar de sua alta eficácia anticonceptiva (cerca de 95%), a indicação para esse método é criteriosa, em razão do risco de arrependimento da mulher no futuro (pois, causa um efeito permanente). Sendo assim, os médicos costumam orientar a paciente quanto às opções de contraceptivos reversíveis.


Ultimamente, a cirurgia da Laqueadura ganhou novos contornos com inúmeras mudanças relacionadas aos requisitos que as mulheres precisam ter para realizar o procedimento cirúrgico. A nova Lei da Laqueadura (14.443/2022) já entrou em vigor a partir deste domingo (05 de março), confira as mudanças:


- Idade: antes com 25 e agora com 21 anos;
- Antes exigia consentimento do parceiro, agora não;
- Quantidade de filhos: antes precisava ter no mínimo 02 filhos, agora não precisa ter;
- Antes era vedada laqueadura pós-parto, agora pode ocorrer após o parto.

Portanto, mulheres, antes de tomar qualquer decisão sobre a Laqueadura, reflitam se realmente é isso mesmo que vocês querem, conversem com seus amigos e familiares, e certifique-se da sua escolha!


Dr.Mário Sérgio é Médico, Colunista do Vida Diária, Colaborador do Instituto de Psicologia Rose Lima e Educador Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Profissionalismo é o seu sobrenome!


Mais informações e queira sanar dúvidas, entre em contato na página no Instagram: drmariosergiofantastico.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.