:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de agosto: Com o surgimento de um mundo cada vez mais corrido, o século XXI se abre a um grave problema que atinge milhões de pessoas no planeta, especialmente, no Brasil, trata-se do estresse. Segundo Dr. Mário Sérgio, o estresse pode ensejar inúmeros sintomas que são prejudiciais para a saúde de todos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. No Brasil, de acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMS), o país já assume o segundo lugar no mundo com o maior nível de estresse. Muitas questões atenuam o problema, como: carga excessiva de trabalho, preocupações com dívidas, familiares e muitas outras situações.

Para Dr. Mário Sérgio, o estresse contínuo pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a doenças infecciosas, como resfriados, gripes e infecções; afeta a saúde mental; e propicia o aparecimento de doenças cardiovasculares. Portanto, ter esse cuidado consigo mesmo e saber administrar o estresse é essencial para manter-se bem, que é nada mais do que uma reação natural do nosso organismo, desencadeada sempre que nosso corpo entende que estamos passando por uma situação ameaçadora ou de perigo.

Já o chamado estresse agudo deve ser visto como algo normal, que pode até nos proteger, alertando para agir em determinadas circunstâncias. O problema é quando esse quadro se torna crônico, ou seja, quando a pessoa está constantemente se sentindo estressada.

Nesse caso, encontrar maneiras de diminuir o estresse é fundamental, sendo que é importante que você coloque em prática estratégias para isso. Entre as mais indicadas estão: praticar atividades físicas; fazer exercícios de respiração; se dar momentos de prazer; tendo “válvulas de escape”; aceitar as situações que estão fora do seu controle; adquir bons hábitos; ter uma rede de amigos; fortalecer a espiritualidade; gerenciar melhor o seu tempo; e muito mais.

Caso verifique que o estresse está realmente afetando sua saúde mental ou física procure seu médico. Dr Mário Sérgio é médico e educador popular em saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, acompanhe através do Instagram: @mariosergiofantastico..

Evite o estresse e procure relaxar!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.