:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No mês de agosto do ano passado, a região do extremo sul baiano comemorava o anúncio de investimentos pelo Grupo São Luiz, que totalizariam R$ 192,4 milhões em ampliações, tanto nas unidades industriais, quanto na área agrícola para produção de etanol anidro e hidratado. Os protocolos de intenções foram assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Menos de um ano depois, o incremento na capacidade de produção já é perceptível e avaliado pela direção da Usina Santa Maria, localizada em Medeiros Neto.

Sobre isso, o presidente do Grupo São Luiz, dr. Luiz Carlos Queiroga, o gerente industrial Edmundo Jordão e o gerente de Relações Institucionais, Marcos Antônio Costa Lemos, destacaram o cumprimento de plano de investimentos e as perspectivas para os próximos anos. O presidente do Grupo, dr. Luiz Carlos, conta que o projeto de expansão da Usina foi iniciado há mais de quatro anos, com um amplo crescimento de produção. “Estamos ampliando tanto a parte de moenda de cana como na área agrícola. Nesse ano, nossa safra prevista é de 1,8 milhão de toneladas, com projeção de moer, daqui três anos, cerca de 2,2 milhões de toneladas.

Com isso, estamos instalando uma termelétrica, para venda e exportação de energia”, disse. Dr. Luiz destacou ainda o pioneirismo do Grupo em Medeiros Neto, somando o cultivo e exploração da cana-de-açúcar à atividade pecuarista que predominava regionalmente. “Geramos milhares de empregos diretos e até cinco vezes em empregos indiretos, trazendo ao município um desenvolvimento fantástico”, acrescenta. Conforme explica Edmundo Jordão, mesmo em meio à crise pandêmica, os avanços começam desde a moenda, que foi de 250 toneladas de cana por hora para 330 toneladas. A partir de 29 de junho deste ano, com a instalação de uma nova caldeira, com geração imediata prevista em 160 toneladas de vapor por hora, o número chega a 350 toneladas de cana por hora. A produção pode chegar a um milhão de litros de álcool por dia.

“A próxima etapa é colocar mais um terno de moenda ainda neste ano, que a gente passa a moer mais 400 toneladas de cana por hora, que vai resultar em 9.600 toneladas por dia. Com um rendimento de 100 litros, chegando a 40 mil litros de álcool por hora no ano que vem. Serão cinco ternos de moenda”, diz Edmundo.

Produção de energia e açúcar

 

Ainda segundo o gerente industrial da Usina Santa Maria, a unidade deve começar a produzir energia elétrica daqui a um ano e meio para exportação. Serão duas máquinas: uma turbina de contrapressão de 30 megawatt/hora e uma de 25 megawatt/hora de condensação (altamente econômica, com pouco vapor utilizado e maior produção). Ato contínuo à ampliação da moenda e da produção de energia, uma fábrica de açúcar deve ser fomentada na usina. Há seis anos e meio na região, Edmundo Jordão relembra que, em 2016, em período de seca, a safra foi de pouco mais de 520 mil toneladas de cana. Atualmente, pensa-se em 2 milhões de toneladas depois de 5 anos. “É um salto muito grande, muito ousado. Essa capacidade toda vem do campo. O campo que dita a regra. Ele aumenta a safra e temos que acompanhar”, finalizou.

Para o gerente de Relações Institucionais, Marcos Lemos, a avaliação é que a usina consegue colocar os investimentos programados no ano passado. “Todos esses investimentos funcionam como um projeto contínuo em meio a essa crise. A partir do momento que se amplia a caldeira, ela amplia a moagem, dando condição para a implantação da termelétrica e, posteriormente, a fábrica de açúcar”, disse.

 

Por: Vida Diária/ O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.