:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

detranzinho2

Teixeira de Freitas: Na manhã desta segunda-feira (02) foi lançado oficialmente o projeto “Detranzinho” da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito - CIRETRAN, uma ação do Detran em Teixeira de Freitas para incluir as crianças no processo de informação e conscientização à cerca do trânsito. O Detranzinho foi lançado em caráter de teste na Semana Nacional do Trânsito, em 18 de setembro, e agora lançado de forma permanente.

004

“Agente Amigo do DETRAN”, assim serão intituladas, as crianças e adolescentes de 03 a 15 anos que quiserem participar do projeto. Para efetivar a participação, é necessário ir até o DETRAN e preencher um formulário simples com nome, telefone e endereço. O “Detranzinho” é uma ação que irá envolver as crianças como pequenos agendes de trânsito, conscientizando e corrigindo os pais. O bloquinho de Mini Multas traz várias infrações, de fácil entendimento e leitura para que as crianças aprendam o que pode e o que não pode no trânsito, e, ao perceberem que os pais, avós, entre outros familiares condutores, cometeram alguma das infrações contidas no bloquinho, terão de pagar a “mini multa”, pois cometeram uma infração e devem ser penalizados. Para uma multa leve, o pagamento é bala, grave, o pagamento é chiclete, e gravíssima o pagamento à criança deverá ser chocolate.

002

Tatiane Ruas, coordenadora da 24ª CIRETRAN, informa que, ao final de cada mês, todas as crianças participarão de uma prova. “Claro que essa prova será condizente com a faixa etária das crianças, e para cada um que passar na prova será condecorado como Agente Amigo do DETRAN. Assim terão direito à uma carteirinha de habilitação, carteirinha do Detranzinho e um bloco de multas, onde poderão “multar” as pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Fizemos a experiência do pré-lançamento com a Giovanna Camargo, e ela nos corrigiu naquilo que poderia ser melhorado, deu ideias, sugestões, ajudou no processo de conscientização da família, e hoje, o projeto se concretiza”, comemora a coordenadora.

detranzinho1

O principal objetivo do projeto é atender aos 03 pilares da educação no trânsito: Informar, conscientizar e educar, começando pelas crianças, que têm um papel fundamental no auxílio à conscientização e futuramente serão os motoristas responsáveis. A 24ª CIRETRAN está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 2820, próximo ao supermercado Casagrande, e convida a todos, crianças e adultos, para visitarem a exposição de uma maquete educacional sobre o trânsito.  

001

Por Vida Diária: Mirian Ferreira/Andressa Lima.

Matéria Relacionada: 

24ª CIRETRAN lança o Detranzinho: agentes mirins do trânsito no auxílio à conscientização

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.