:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 16 de novembro de 2018: Nos dias 07, 08 e 09 de novembro a Faculdade Pitágoras, através do colegiado de Fisioterapia, promoveu e sediou no Auditório Dom Zuqueto a V​ ​Semana​ ​de​ ​Fisioterapia e o III Simpósio Nacional de Fisioterapia. Com o tema “Inovações na Atuação Fisioterapêutica” o evento proporcionou diferentes abordagens e um debate sobre os desafios em novas áreas da atuação fisioterapêutica, contribuindo para a interação entre acadêmicos e profissionais. 

A 5ª edição do evento contou com a participação de mais de 300 estudantes que puderam expor trabalhos científicos, concorrendo a prêmios os primeiros colocados. Também foram realizados vários minicursos como: Pilates Solo; Cinesioterapia aplicada nas disfunções da coluna lombar; Drenagem linfática e massagem modeladora; Fisioterapia Hospitalar; Pompoarismo; Linfoterapia em mastectomia; Avaliação global e terapia manual e Acupuntura. Cerca de 400 estudantes realizaram os minicursos que aconteceram nos períodos matutino e vespertino nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro.

O evento contou com importantes palestrantes abordando temas modernos da atuação do Fisioterapeuta, como a presença da Fisioterapeuta Especialista Dra. Djoyce Hingrith, que abrilhantou uma das noites com o tema “Doenças desmielinizantes – um desafio para a Fisioterapia”.

Com o intuito de explanar acerca dos partos naturais, que têm sido incentivados pela Organização Mundial de Saúde - OMS e o fisioterapeuta, por sua formação, é um profissional que pode auxiliar a parturiente a vivenciar um trabalho de parto menos doloroso e traumático, a Doutora em Ciências da Saúde pela UNICAMP Dra. Riza, de Vila Velha - ES, abordou o estado da arte do tema, que é de extrema relevância para a Fisioterapia, através da palestra intitulada “Parto Humanizado e saúde da mulher”. 

Finalizando o evento, a Fisioterapeuta e Mestre em Ciências da Saúde pela UFMG Dra. Lorena Miranda, de Ipatinga – MG realizou uma conferência com o tema “Fisioterapia em pacientes oncológicos”, onde falou sobre a atuação do Fisioterapeuta Oncofuncional, ampliando a compreensão sobre a utilização de métodos fisioterapêuticos na oncologia e as suas implicações. Além de compartilhar um pouco de sua experiência como Fisioterapeuta da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha de Ipatinga - MG.

Além da programação cientifica, os presentes puderam desfrutar de atrações culturais como a apresentação do “Coral Marques” e a apresentação da cantora Fernanda Ribeiro, estudante do 8º período.

De acordo com o coordenador do curso, o Prof. Dr. José Gustavo Padrão Tavares, o evento veio coroar um ano de muito trabalho e realizações no curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. “O evento foi um sucesso, fruto do empenho de professores e alunos do colegiado de Fisioterapia com apoio dos dirigentes da instituição. O evento cresce e melhora a cada ano e esperamos que nos próximos anos possamos contar ainda mais com a participação dos estudantes e profissionais de Fisioterapia do Extremo Sul Baiano”.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.