:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 12 de março: Na noite desta sexta-feira (10), foi realizada uma cerimônia para entrega de uniformes cívico-militares aos alunos da Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, localizada no Bairro Santa Rita e que há 03 anos atende à modalidade de disciplina militar. Estiveram presentes diversas autoridades públicas, como o prefeito Marcelo Belitardo e a secretária de educação Regiane Chuaith.

De acordo com a diretora Sirleth dos Santos Ferreira, “a nossa escola está passando por um marco, os nossos alunos receberam o uniforme oficial cívico-militar, com direito a uma belíssima solenidade com a presença do Sr. Prefeito Marcelo Belitardo, secretária de educação e demais autoridades. A nossa escola está gratificante com esse momento, com muita alegria”.

Sobre a transição para a modalidade de disciplina militar, a diretora responde: “Iniciamos o ensino cívico-militar há 03 anos, fizemos o consórcio enquanto secretaria de educação (através da prefeitura municipal) em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA), desde então estamos passando por esse trâmite, como entrega dos uniformes, reestruturação da escola e diversas outras ações de transição. Ao todo foram 949 alunos beneficiados com os uniformes, cedidos através da parceria. Melhorou tudo na escola, tanto na aprendizagem e na disciplina, hoje a nossa escola conta com um ambiente diferente, não temos mais problemas com relação a indisciplina dos alunos. Atendemos do 6º ao 9º ano nesse novo sistema de ensino-aprendizagem”, concluiu Sirleth.

Segundo o diretor disciplinar, sargento Claúdio Ávila Rosa, “o nosso trabalho é focado mais na parte disciplinar, contribuindo para a educação dos pais, ou seja, somos um complemento da educação de casa. Recebemos diversos feedbacks, os pais aceitam com muita naturalidade, eles veem o quanto nós estamos ajudando na complementação da educação de seus filhos. Nós seguimos uma cartilha de conduta do aluno que é aprovada pelo Ministério Público, Conselho Tutelar da Criança e pelo Juizado da Infância e da Juventude, através do Dr. Agenildo”.

Conforme o prefeito Marcelo Belitardo, “estamos aqui fazendo a entrega dos uniformes, após passarmos por um processo de compra, o qual foi adquirido através de recursos da administração, com valor significativo, deu tudo certo e hoje estamos concluindo mais essa etapa. A escola vem passando por transformações, principalmente, na parte pedagógica e de estrutura, esta ainda não está no ponto que queremos, mas alcançará o seu ponto de excelência, assim como em outras escolas do município, não deixando a desejar para nenhuma outra escola particular. A minha filha estuda nesta escola e sei da eficiência que essa educação tem, sou um fã incondicional da disciplina, a qual é essencial para a formação humana e facilita muito no processo de educação e a convivência em sociedade”.

Para a secretária de educação, Regiane Chuaith, “a cerimônia de hoje é para entrega dos uniformes, o prefeito está cumprindo, investindo também na infraestrutura, pois a escola já recebeu pavimentação no pátio, construindo um refeitório muito bonito e ainda vamos mexer em outras dependências da unidade para melhorar, como, por exemplo, ar-condicionado, o qual chegará gradativamente na unidade, já que o município conta com mais de 70 escolas e precisamos dar suporte a todas”.

Portanto, quem tiver curiosidade em saber mais sobre esse ensino, faça uma visita na escola e será muito bem recebido!


Por: Vida Diária/Robson e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.