:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação da educação básica no Brasil, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes nas instituições de ensino do país. A partir da aplicação de provas aos estudantes do 5º ano e 9° ano do Ensino Fundamental, os resultados do SAEB são utilizados para avaliar a qualidade da educação básica no Brasil, definir políticas públicas de melhoria da educação e classificar as escolas em âmbito nacional, premiando aquelas com desempenho destacado.

Visando a melhoria do desempenho de todos os estudantes da rede pública, especialmente daqueles que participarão da prova do SAEB, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Educação e Cultura — permanece investindo em recursos e formações tanto para docentes como discentes. Dentre as diversas ações previstas para o ano de 2023 estão:

Vida Linguagem e Vida Matemática (Editora Aprender)

Enquanto material de apoio para os estudantes do 9° ano, o Vida Linguagem e o Vida Matemática contam com atividades elaboradas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em consonância com o SAEB. O kit contém: o livro do aluno e do professor e 3 avaliações a serem aplicadas durante o ano. A formação e o assessoramento do professor será realizada através da plataforma da editora com orientador e através dos articuladores de área da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de maneira presencial.

Projeto de Vida

Os estudantes do 9º ano terão encontros durante o ano com orientações voltadas para o Projeto de Vida, com o objetivo de organizar as rotinas de estudo e dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Fundamental. Os encontros serão realizados pelo NAPE de Formação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Projeto Acertando o Passo

Para os estudantes do 5º ano, estão sendo realizadas atividades em sala através de reagrupamento, conforme o nível de aprendizagem. Para isso, está sendo aplicado o Projeto Acertando o Passo em algumas escolas que trabalham com o reforço escolar, com foco na recuperação das aprendizagens. Serão aplicados para as turmas os simulados para que os estudantes sejam preparados para a prova do SAEB.

Durante a gestão atual, ocorreram investimentos como a reforma em mais de 30 escolas, 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) entregues, obras de pavimentação de pátios, além de 14 refeitórios prestes a serem entregues, e a instalação de painéis solares para energia fotovoltaica  que atenda todas as unidades escolares. A administração pública reafirma o compromisso com a educação a partir do investimento de recursos em projetos de manutenção e ampliação, bem como na inauguração de novos equipamentos educacionais.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.