:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura de Mucuri está concluindo as obras nas últimas escolas públicas do município dentre as 34 unidades que receberam melhorias, reformas e ampliações, tanto na sede quanto, nos distritos, povoados e na zona rural. Em Itabatã, distrito distante a 40 quilômetros de Mucuri/Sede, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos iniciou em janeiro de 2023 a revitalização total da maior unidade de ensino do município (Escola Municipal Frei Ronaldo) com a reforma geral das 20 salas de aula, substituição de telhas e cumeeiras quebradas e a troca do forro, muro e drenagem da quadra poliesportiva, com investimentos do próprio município em estrutura adequada para receber a comunidade escolar.

Itabatã é o maior aglomerado urbano do território de Mucuri, trata-se do 3º maior distrito do Brasil e possui cerca de 25 mil habitantes. A sua Escola Municipal Frei Ronaldo é a maior escola pública do município, com mais de 1.200 alunos e também trata-se do maior colégio eleitoral de Mucuri com 4.552 eleitores. O novo projeto da Escola Municipal Frei Ronaldo de Itabatã reconstruiu as suas 20 salas de aula, biblioteca, sala de informática, laboratório, corredores, salas administrativas, secretaria, sala de professores, direção, coordenação, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço e um conjunto de banheiros novos estão sendo concluídos, dois deles, com acessibilidade para cadeirantes, incluindo troca de itens como revestimento cerâmico, cubas, torneiras, chuveiros, vasos e pias.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que desde o início do ano de 2022 já havia dado ordens de serviços para reformar e realizar intervenções físicas e ampliações em 34 escolas públicas municipais, disse que foram feitos investimentos pontuais em dezenas de escolas objetivando estruturar e aprimorar a qualidade do ensino no município na busca por melhorar ainda mais os indicadores da educação de Mucuri. E que a Escola Municipal Frei Ronaldo, a maior unidade de ensino do município, recebe atualmente, é a maior obra de revitalização da sua história.

“A bandeira da nossa gestão é de valorização e incentivo do ensino, principalmente uma educação de qualidade. Será uma honra entregar dentre em breve uma Escola em que os alunos vão valorizar os espaços pedagógicos e, que eles e os profissionais da educação terão um ambiente de conforto e dignidade, mas a nossa caminhada segue em prol de uma educação dinâmica, dialógica e inclusiva”, disse o prefeito Robertinho.

A reforma envolveu a revisão de todo prédio, drenagem, esgoto e reconstrução da sua estrutura arquitetônica, incluindo troca da cobertura e afins. Conforme o secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, o município contemplou a unidade com recuperação da estrutura física, troca da estrutura de madeira na cobertura, troca de telhado, instalação de manta térmica, reforma que envolve a revisão e instalações hidrossanitárias, melhoramento das instalações elétricas com a troca de fios e itens obsoletos, piso, instalação de calhas, rufos e outros preceitos arquitetônicos.

 

O secretário Municipal de Educação, Dalmo Costa, destacou a forma e modelo da nova escola. “Todas as escolas em princípio deveriam ser diferentes, porque não existe um único caminho para se chegar as aprendizagens significativas. Atendendo aos anseios das crianças, adolescentes e jovens da comunidade do município de Mucuri, os desafios propostos pelo prefeito Robertinho para criação de escolas modelos de modo a resgatar a autoestima dos professores e qualificar ainda mais a nossa rede educacional tem sido fundamental para o nosso avanço no ensino municipal e, portanto, a revitalização da Escola Frei Ronaldo de Itabatã é mais uma conquista para o desenvolvimento da educação de Mucuri”, falou o secretário.

 

A diretora da Escola Municipal Frei Ronaldo, no distrito de Itabatã, a professora Mariana Lima, disse que a unidade merecia uma atenção especial em razão da sua importância para o município de Mucuri, a qual unidade funciona em três turnos e com as recentes campanhas publicitárias da Secretaria de Educação “Nenhum aluno fora da escola”, “Eu acredito no ensino público” e “Eu acredito na força da escola pública”, a Escola recebeu uma grande adesão de novos alunos, subindo para mais de 1.200 estudantes e, a revitalização da estrutura já começou a oferecer um maior conforto e dignidade ao seu alunado, pois as salas de aulas já estão prontas e as obras estão sendo concluídas no bloco administrativo e na parte externa.

 

A Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Frei Ronaldo recebeu obras de drenagem para solucionar um dilema crônico em dias de chuvas. Em épocas de temporais, o equipamento esportivo era invadido pela água da chuva, mas as novas obras contemplaram a quadra com um sistema de drenagem que vai evitar que a Quadra Poliesportiva volte a ser alagada em ocasiões chuvosas.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.