:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) reiniciou, nesta segunda-feira (14), as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em quatro escolas da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas. O Proerd se propõe a capacitar os jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, longe das armadilhas das drogas e da violência.

Neste início de projeto, quatro unidades de ensino estão participando: a Escola Amigos de Aracruz, Escola Alcenor Barbosa, Escola Gilberto Cardoso e a Escola Joaquim José de Almeida, esta localizada no Bairro Ulisses Guimarães, onde as atividades do projeto já começaram nesta segunda-feira (14). As aulas são direcionadas para as turmas de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental.

O cabo Marcílio, responsável pela instrução do programa, possui uma combinação única de conhecimento como policial e professor, o que o torna especialmente apto para abordar os desafios do Proerd. Ele é licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, já atua no Proerd e ministra aulas sobre temas relacionados as drogas nas escolas de Teixeira de Freitas, em projetos dos quais a 87ª CIPM faz parte.

O Proerd baseia-se em um modelo de tomada de decisões que visa capacitar as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar, pensar, analisar e ver. Essa abordagem tem como objetivo não apenas transmitir informações, mas também desenvolver a autonomia dos estudantes, ajudando-os a resistir às pressões sociais e a tomar decisões fundamentadas em situações desafiadoras.

O major Neto, comandante da 87ª CIPM, falou sobre o objetivo central do Proerd.

"Este programa não é apenas sobre dizer 'não' às drogas e à violência, é sobre capacitar nossos jovens com as ferramentas mentais e emocionais para tomar decisões informadas e construir um futuro positivo para si próprios e para suas comunidades”, explicou. “A parceria entre a Polícia Militar, a escola e a família é fundamental para alcançar esse objetivo, de modo que o Proerd atua de froma preventiva sobre os perigos das drogas e da violência e na tomada de decisões conscientes e responsáveis para resistir às influências negativas, fazendo com que crianças a adolescentis construam um caminho para uma sociedade mais forte e livre de drogas e violência", completou o comandante.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.