:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça, junto à comunidade escolar, a disponibilidade de conteúdos digitais para fortalecer a preparação dos estudantes. Na Plataforma Anísio Teixeira, no Portal da Educação, (pat.educacao.ba.gov.br) estão disponíveis mais de 15 mil recursos educacionais digitais voltados para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e estudantes.

Além de jogos, podcasts, sequências didáticas e animações, a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/listar) transmite as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que são ministradas, em tempo real e via satélite, para estudantes que residem em áreas remotas da Bahia e envolvem todos os componentes curriculares, a exemplo de Língua Portuguesa; Matemática; Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Inovação

Também na plataforma está disponível a “Tabela Periódica de Aplicativos e Ferramentas para Educadores”, criada para potencializar e modernizar o processo de ensino e aprendizagem. O material reúne ferramentas contemporâneas, intuitivas, de fácil utilização e acesso gratuito. Para acessar cada ferramenta, basta clicar no ícone disponível na tabela que um link direcionará o usuário para a plataforma correspondente. A tabela traz aplicativos para celular, sites e softwares para computador, organizados em seis categorias: programação e desenvolvimento; produção audiovisual e fotografia; ferramentas de Inteligência Artificial; produtividade e gestão; ferramenta de designer; e jogos.

Os estudantes da Bahia contam, ainda, com a TV Educa Bahia, canal de televisão aberto. A emissora oferece conteúdos exclusivos para a Educação com uma programação qualificada, que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio. A emissora pública está disponível, em Salvador e Região Metropolitana, no canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e tem um canal específico para outros municípios com transmissão. Também é possível assistir à emissora pelo www.educabahia.ba.gov.br.

Mais apoio

Os estudantes que vão fazer o Enem podem contar, também, com o Universidade para Todos (UPT), programa da SEC que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, e é direcionado a concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual e é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). As aulas ofertadas são presenciais e acontecem nos polos da capital e do interior, com práticas didáticas que incluem atividades síncronas e assíncronas; simulados que possibilitam que os cursistas possam avaliar o próprio conhecimento; aulões por área do conhecimento; e coletânea de vídeos com profissionais das diversas áreas falando sobre o curso, entre outras ações que visam contribuir com os alunos para o seu ingresso ao Ensino Superior.

 

Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.