:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Acontece neste domingo (06) no auditório da Escola de Música Villa-Lobos um recital de piano com Emílio González Sanz, pianista, intérprete, e músico conceituado diretamente de Madri para comemorar os 30 anos da Villa-Lobos na cidade. A entrada será gratuita. Do dia 02 a 04 de agosto, os convites para o evento estarão disponíveis na Escola de Música localizada na Rua Dr. Sócrates de Ramos, 36, Jardim Caraípe (Próximo ao Supermercado GBarbosa).

Pela primeira vez no Brasil, na Bahia e em Teixeira, o pianista Emílio González Sanz, está muito feliz e encantado. “Estoy muy contento de estar aquí, para mí es un placer presentar para los 30 años de Villa Lobos”. Em entrevista ao Vida Diária, contou com a ajuda de seu intérprete Leonardo Lima, o qual diz que Emílio entende algumas palavras de nosso idioma, mas se perde em outras. Contou-nos que Emílio dedicou toda a sua vida ao piano, quando, em sua primeira comunhão pediu aos pais um piano de presente, e desde então estudou e hoje é um grande músico.



Ainda disse que o repertório para a apresentação neste domingo promete muita sensibilidade, romance e inspiração, com obras pedagógicas de Enrique Granados voltadas para as crianças. Obras que podem ser apreciadas em seu CD, à venda no evento.



Emilio González Sanz, o ilustre convidado, é músico, intérprete, professor e um dos pianistas mais brilhantes de sua geração. Ele nasceu em Soria, Espanha. Começou seus estudos musicais com Pedro Espinosa Guadalajara e continuou com Sergei Yerokhin. Ingressou na Escola de Música Reina Sofia, onde trabalhou com Dmitri Bashkirov, Galina Egyazarova e Marta Gulyas. Completou sua formação musical e artística com Josep Colom no Salão de Música da Universidade de Alcalá de Henares e recebeu o Honor Awards Tese nas especialidades de Piano - Professor Fernando Puchol - e Música de Câmara no Conservatório Real de Música de Madri e no Conservatório Superior de Málaga, respectivamente. Ele atualmente combina sua carreira com o ensino, como Professor de Música de Câmara no Real Conservatório Superior de Música de Madri (R.C.S.M.M).



Conversamos também com a coordenadora da Escola Villa-Lobos, Rosana Marques Braga, que falou sobre a história das bodas de pérolas da escola, que foi fundada em 1987, inicialmente com o Curso de Piano. “Só tinha eu como professora, em seguida chegaram minhas irmãs Analice e Simone, depois passamos a oferecer curso de flauta doce, canto coral, e fomos diversificando nossas atividades, e hoje inclusive temos o curso e balé”. A escola Música passou a se chamar Villa-Lobos a partir de 1989, em 1991 a Escola firmou convênio cultural com o Conservatório Brasileiro de Música RJ e em 1993 tornou-se franqueada da TKT Assessoria Musical SP; e desde a sua criação, tem se preocupado com a qualidade do ensino musical na região, já contribuído para a formação desde 1997 de alguns alunos nos cursos de teoria musical, teclado e técnico em piano e regência.

Por: Vida Diária/Andressa Lima e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.