:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A SMAM - Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. É considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 01° a 07 de agosto. Para marcar esse período, acontece neste sábado (05) um ato público de Amamentação Coletiva, o MAMAÇO, pela primeira vez em nosso município. 

Será às 9h da manhã na Praça da Bíblia, localizada no Centro de Teixeira de Freitas. A ideia é reunir, no mesmo dia e horário, o máximo de mamães para colocar seus bebês para amamentarem simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a dupla mãe bebê. O evento conta com o incentivo do Ofício Materno, onde Mariana Pêgo, consultora de amamentação e fonoaudióloga, e Luana Silva, enfermeira obstetra e doula, apaixonadas pelo mundo materno-infantil e dispostas a colocar todo o conhecimento em prática para atender a um público mais que especial: mulheres que querem ser mães, levam informação de qualidade, atendimento personalizado e todo o suporte necessário e assistência à nova mãe, à família e ao bebê, desde a gestação, durante o trabalho de parto e também na amamentação e nas dúvidas que surgem na hora de cuidar do bebê.

O vereador Jonathan Molar apresentou à Câmara Municipal em maio de 2017, o Projeto de Lei nº 15/2017, que “dispõe sobre o direito ao aleitamento materno em todo e qualquer estabelecimento público ou privado no Município de Teixeira de Freitas, e dá outras providências”. O Projeto de Lei foi votado e aprovado, agora é Lei Municipal. Com isso, as mães podem amamentar os filhos em qualquer local público.

Jonathan Molar considera o ato de amamentar em lugares públicos permitido. “Infelizmente no Brasil nem todo mundo pensa assim, pois, a ausência de lei específica que garanta esse direito tão nobre tem gerado dezenas de casos pelo país, de mães que foram retiradas de espaços públicos por estarem amamentando. Ações pouco sensíveis como essas vinham se repetindo, o que fez com que vários municípios editassem a lei do Aleitamento Materno. Para que o direito seja garantido, a lei é importante”.

Benefícios do Aleitamento:

* Vínculo mãe bebê mais intensificado

* Aumenta a imunidade do bebê

* Previne o aparecimento e desenvolvimento de alergias respiratórias e alimentares

* Favorece um QI mais alto para o bebê

* Auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo da criança

* Reduz as chances de câncer de mama na mãe

* Reduz risco de obesidade na vida adulta

* Reduz risco de diabetes na vida adulta

* Auxilia no desenvolvimento harmônico da musculatura oral e facial

 

 Por Vida Diária: Andressa Lima e Mirian Ferreira.

Matéria relacionada:

Ofício Materno promoveu 2º Encontro de Gestantes; as grávidas estão mais confiantes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.