:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Dando início a uma série de atividades neste mês da mulher, ocorreu por volta das 7 horas do sábado, 5 de março, a Corrida Coletiva de Mulheres em Teixeira de Freitas. O evento foi abraçado pela cidade. A corrida teve um percurso de 6 km, passando pela Avenida Getúlio Vargas e finalizou com um café da manhã para as participantes.

Dentre as organizadoras, estava a professora Rose Rocha que disse em entrevista ao Vida Diária que “a corrida tomou proporção que não esperávamos com toda a propagação pelas redes sociais e mídia em geral". Ela ainda ressaltou que foi um evento democrático e com a participação de muitas mulheres que não têm o hábito de correr, "quem já está no corre-corre da vida, veio correr no asfalto pra mostrar que tem garra", disse.

Rose ainda informou que aproximadamente 60 mulheres se inscreveram, arrecadando 120 kg de alimentos. A inscrição era apenas 2 kg de alimentos não perecíveis. Em conjunto, as participantes decidiram doar os alimentos para o GAPO (Grupo de Apoio aos Pacientes com Câncer).

Carol Bento, outra organizadora do evento, também se surpreendeu com o sucesso e agradeceu aos apoiadores e patrocinadores. A corrida teve o apoio da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), do grupo Coletivo Não Me Dê Flores, do Estúdio de dança da Sandro Drago que foi a madrinha do evento, da FASE Esporte, da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Segurança com Cidadania, da Clínica CEMOTT, da Clínica Inove, da Construtora Zé Carlos, da Fundação Padre José, da Fundação Quincas Neto, da Maison Academia, do Treinamento Funcional, da Dra. Thaiane Gusmão, da Nativa Produtos Naturais,  do Rancho Gol e de tantos outros que, de alguma forma, contribuíram.

Helena Marques, proprietária da Maison Academia, disse que “é muito importante as mulheres participarem de programas que incentivam a prática de educação física, pois a mulher já tem uma carga muito pesada e o esporte vem aliviar essa tensão". A Maison disponibilizou a academia para as inscrições. Alunos e professores também participaram da corrida.

A campeã foi Luiza Rocha Silva, atleta amadora, mas que há um tempo vem se preparando para corridas. Ela disse que eventos como esse contribuem para incentivar a saúde de toda a cidade, não somente das mulheres que participaram, mas de todos que se contagiam com a prática esportiva.

A advogada Gine Kinjyo, que fundou recentemente o grupo Mulheres do Território do Extremo Sul, esteve no evento e disse apoiar essas ações que trabalham em prol do 'empoderamento' feminino. "Muitas pessoas pensam que feminismo é antagônico ao machismo, mas o feminismo é um movimento que trouxe muitas conquistas às mulheres e busca a igualdade", ressaltou a advogada.

  

Por: Vida Diária/Petrina Nunes e Mírian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.