:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Teixeira de Freitas, 07 de março: A falta de unidade dos  trabalhadores impede o sindicato de desempenhar com plenitude o papel que lhe cabe. Inversamente, o grau de unidade e de organização permite desempenhar com sabedoria as  estratégias que levam a vitória. 

Não por acaso, a paralisação realizada na manhã desta quarta-feira (07), na porta da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (Hotel Caraípe), pelas categorias ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agente de Controle de Endemias), obteve como resultado a abertura de uma nova perspectiva na negociação para o recebimento do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) referente aos períodos (2014/2015 e 2015/2016).

Após um ininterrupto apitaço realizado pelos trabalhadores presentes em frente ao prédio da prefeitura, a equipe do SINDACESB (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia) foi convidada pelo secretário de saúde Max Almeida e o secretário de Administração Prof. João Carlos para retomar as negociações, as quais foram encerradas na tarde da última terça-feira (06), quando não houve nenhuma proposta resolutiva apresentada pela administração como havia sido prometido. 

Na reunião, que contou também com a presença do chefe de gabinete, Hebert Fernandes Chagas, e, no segundo momento, com o Procurador do município, Paulo Américo, ficou mantida a proposta de pagamento dos Períodos (2014/2015 e 2015/2016) e estabelecido um prazo de 48h para que o jurídico da administração dê um parecer sobre a legalidade do pagamento, uma vez que, segundo o secretário Max Almeida, foi a condição exigida pelo prefeito Timóteo Brito (PSD) para deliberar o pagamento. 

Após esse prazo, será marcada para o dia 13 de Março uma reunião na sede da secretaria de administração e planejamento do município com os secretários Prof. João Carlos e Max Almeida, o propósito será a deliberação de datas para o pagamento da premiação por todos esperada.

Ainda durante a negociação, o coordenador José Félix solicitou uma data limite para o pagamento, e após muita discussão entre as partes ficou estabelecida que o dia 10 de abril é a data final para o pagamento da primeira parcela. A equipe de negociação da administração municipal lembrou que o prefeito vai surpreender a todos, pois o interesse dele é acertar o quanto antes o que é devido.  Diante dos acordos firmados, a paralisação  foi cancelada.

Convém lembrar que um dos pontos altos da reunião foi a postura e a responsabilidade em que a entidade sindical (SINDACESB) se manteve durante todas as discussões. Os seus representantes, José Félix, Marlene Aparecida, Paulo Alves e Daniel Rocha, debateram e também concordaram com as resoluções propostas, evidenciando a mesma unidade vista na rua, ocupada por irredutíveis guerreiros. 

Sobre a reunião, assim se pronunciou o coordenador geral do SINDACESB, José Félix: “O papel por si só não nos garante a Lei, mas a Luta, essa sim, faz valer a Lei. Desta forma, vale mais uma vez reforçar a importância e valorizar cada Guerreiro e cada Guerreira que se fizeram presentes na Luta de hoje. Também ressaltar os ganhos, que foram: primeiro, de garantirmos junto à Gestão uma data máxima (10 de abril). Pois, antes não tínhamos, e certamente essa situação nos deixava desmotivados em certos momentos. Mas, agora não. Temos uma data e a garantia de recebimento dos dois períodos, bem como, o parcelamento em no máximo 3 Parcelas por Períodos(2014/2015) e (2015/2016). Outro ganho é a confirmação de que não há nenhum problema legal por parte da Procuradoria do Município, através de parecer em tempo recorde. Grande Vitória de nossas categorias ACS e ACE, demais servidores das Unidades Básicas de Saúde nessas negociações. Continuemos unidos e fortalecidos, pois ainda teremos muitas Lutas pela frente. Juntos somos mais fortes!”, sentenciou o coordenador. 

 

 

 

Por: Vida Diária/SINDACESB

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.