:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Música de Concerto foi o melhor argumento para que centenas de pessoas saíssem de casa todas as noites na última semana. Em Teixeira de Freitas, de 23 a 28 de julho, o Festival Encontro de Cordas, em sua 6ª edição, com o tema “Do Erudito à Sanfona”, superou as expectativas mais otimistas. Com casa lotada, as apresentações comoveram plateia e músicos. O evento, realizado pelo ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), transformou a cidade em um Centro Musical e atraiu outros eventos, que ocorreram, antes e depois da semana de concertos. E assim, mais uma vez, o Encontro cumpriu sua missão de ser um celeiro de aprendizado e uma vitrine para novos e grandes talentos artísticos.

 

O passo a passo das apresentações

Para os músicos participantes, o Encontro de Cordas começa muito antes, com as inscrições e todo o trâmite para garantir vaga no “Master Class” preferido. Nestas aulas eles têm contato com profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Para a produção, as atividades começam cerca de um ano antes. “Na hora em que termina um, já estamos organizando o próximo”, contou o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED e idealizador do Encontro de Cordas.

 

Para o público, o evento começa quando se iniciam as apresentações. A primeira deste ano foi sobre o Movimento Armorial, que fez parte do Tropicalismo e teve como grande pensador o escritor Ariano Suassuna. O auditório do Cetepes ficou pequeno para o público. O show da noite ficou por conta da Camerata do ICED sob a regência do Maestro Orley Silva.

A terça-feira trouxe uma atração diferente, a Orquestra Santo Antônio, também conhecida como a Orquestra do Sisal, que veio de Conceição do Coité e fez um concerto performático. Com roupas coloridas e sandálias de couro, eles tocaram e dançaram. A plateia correspondeu com muita vibração, do mesmo modo que aconteceu na quarta-feira, quando a noite foi da Sanfona, em uma apresentação “vibrante e muito simpática”, como descreveu a estudante Ana Paula Almeida. No palco estavam Junior Lima (Baixo), Wesley Almeida, o Beka (Bateria), Naum Galdino (Violão) e Gerli Junior no comando da Sanfona - a estrela da noite.

 

Os três últimos concertos mudaram de endereço. Saíram do Cetepes e foram para a IBM (Igreja Batista Memorial), auditório e palco ainda maiores do que o primeiro. Mais uma vez a plateia lotou o espaço a ponto de muitos terem que assistir em pé, apesar das cadeiras extras colocadas. A regência ficou por conta do venezuelano Eduardo Salazar.

A quinta-feira foi dos solistas e Orquestra de Câmara do Encontro. Um momento especial para o público foi a homenagem a Tarcísio Galvão, jovem maestro teixeirense, que teve uma obra sua, “Entre Estações” apresentada pela instrumentista de oboé (Oboísta), Sandra Romero, entre outros músicos que levaram obras de Mozart, Vivaldi… A cada apresentação, a sensação da plateia era de que corpos e instrumentos, ali postos, eram extensões em plena harmonia. 

A noite dedicada aos Grandes Compositores foi a de sexta-feira. A Camerata do Encontro, emocionou os presentes com um repertório clássico, aumentando ainda mais a expectativa para a grande noite de encerramento. E assim, no sábado, com o maior palco já montado em todas as edições do Encontro de Cordas do ICED e a maior formação de todas, o espetáculo foi igualmente grande em vibração.

 

A Orquestra Regional foi comandada por Eduardo Salazar, e a simpática e talentosa Orquestra Infantil, regida por Orley Silva. O presente da noite foi a apresentação do maestro Ricardo Castro ao piano. Um dos grandes pianistas da atualidade, à disposição do público, que nesta noite, contou com a presença do Superintendente de Cultura do Estado da Bahia Sandro Magalhães, da Secretária de Cultura Arany Santana e outras autoridades.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia

 

Eixos de contato

Em solo teixeirense, o maestro Ricardo castro, criador do Neojiba, concedeu uma entrevista à emissora de Rádio Sucesso FM em que falou da excelência do trabalho prestado pelo ICED. Ao ser questionado pelo apresentador Cícero Dantas acerca dos eixos de contato entre o Neojiba e o ICED, ele foi enfático: “temos metas muito similares e trabalhamos norteados pelo valor da excelência.”.

 

Eventos complementares

O movimento musical em Teixeira de Freitas começou uma semana antes do Encontro de Cordas. Entre os dias 16 e 20 de julho, Teixeira de Freitas recebeu a primeira das 3 edições previstas para 2017 do "Módulo Pedagógico" . A ação foi um intercâmbio pedagógico entre o NEOJIBA e o ICED.

Durante a semana do Encontro, e agregado ao evento, aconteceu o II Seminário Pedagógico da Rede 2018, marcado pela presença dos professores nas aulas, e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia. O último, teve todas as edições anteriores em salvador, mas neste ano, foi realizado em Teixeira de Freitas, para possibilitar que as experiências daqui fossem vivenciadas por todos.

 

Além disso, houve o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovido pelo ICED. O maestro ricardo castro foi um dos palestrantes, ao lado de outros renomados como o professor doutor José Henrique Campos, a professora doutora Edineiram Maciel e o maestro Orley Silva. A temática deste ano foi: “O Ensino Coletivo de Música em Espaços Não Formais como Recurso Didático no Processo de Formação Docente”.

 

Por: Vida Diária / Michele Ribeiro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.