:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de julho: Na segunda-feira, 22, um ônibus escolar entrou no Extremo Sul da Bahia carregando o sonho de 18 jovens músicos do Pará. Eles enfrentaram 3 mil quilômetros de viagem, do interior de Ipixuna (PA), de um distrito chamado Canaã, a Teixeira de Freitas (BA). Vieram participar da 7ª Edição do Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento).

O transporte deles tem um só item de conforto, o ar-condicionado. Nem mesmo os bancos são reclináveis, afinal, é um coletivo de linha urbana, preparado para transporte escolar municipal.

Além dos músicos do IEMAC (Instituto de Educação Musical, Arte e Cultura), mais 5 pessoas, incluindo uma criança de colo e até o Diretor de Cultura do município paraense, Cláudio Bacurau.

 

Depois da estafante viagem, desembarcaram no estacionamento da Igreja Batista Memorial (IBM) em Teixeira de Freitas, local de ensaios e apresentações. O clima entre eles era de alegria, “como se estivessem chegando num parque temáticos dos Estados Unidos”, descreveu o maestro Elias Soares, que é quem faz este trabalho social com a música em Ipixuna, junto com o maestro Heber Soares.

 

Música clássica na outra margem do rio

O trabalho de fomento social e cultural por meio da música, desenvolvido em Ipixuna, tem como inspiração o trabalho do ICED. O maestro Elias trabalhou com o Maestro Orley, idealizador do ICED, em Teixeira de Freitas durante os anos de 2013 e 2014. De volta ao Pará, empregou a mesma metodologia. Hoje, com três anos de projeto, os resultados são aparentes.

Foi durante uma apresentação do grupo que o diretor Claudio Bacurau ficou surpreendido com a qualidade artística. “Eu estava naquele lugar, tão distante e carente, depois de ter atravessado o rio em balsa. Ouvi a música clássica e quis saber de onde eram aqueles meninos. Para minha surpresa, eles eram da comunidade, do distrito de Canaã”. Depois de conhecer o grupo, o Diretor Cultural soube da vontade dos maestros e jovens do IEMAC em participar do Encontro do ICED. O possível foi feito e eles vieram no coletivo escolar.

 

Prontos para a noite de hoje

Em terras baianas, participaram das aulas, masterclass. Estão afiados, encantados. E, nesta noite (27) subirão ao palco para a apresentação, junto da Orquestra do Encontro, para o encerramento da 7ª Edição do Encontro de Cordas, que promete emoção e boas novidades.

Para acompanhar o desfecho desta história real, com jeito de fábula, vá esta noite até a IBM (no Bairro Urbis). A apresentação será às 19h30. É melhor chegar cedo e garantir o lugar.

 

Por: Michele Ribeiro

Fotos: Tatiana Golsman

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.