:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 22 de novembro: Será realizado em Teixeira de Freitas, neste domingo (24), o 1º Encontro dos Moradores da Beira da BR-101, o qual ocorrerá na Escola Municipal do Café Glória (BR-101), das 08 às 14h, objetivando alcançar um público de 120 pessoas. Para participar, é preciso que o interessado faça a sua inscrição entre os dias 18 a 23 de novembro, com carga horária de 20h/aula. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social (GPECS), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sob a coordenação do Prof. Hebert Toledo Martins, o qual realizou a pesquisa de extensão "Agricultores de Beira de Estrada: Conflitos, Vulnerabilidade e Exclusão social no Extremo sul da Bahia".

 

Segundo o grupo de pesquisa, “trata-se de famílias que ocupam faixas laterais da BR e nela cultivam mandioca, urucum, pimenta, mamão, milho, feijão, hortaliças e frutas diversas, além de criar algumas cabeças de gado dependendo da localidade e da qualidade da terra. Essas famílias não estão ali acampadas, não são membros de movimentos sociais reivindicando a posse da terra, mas residem e vivem ali na beira da estrada. Moram em casas de pau-a-pique, lonas, tábuas de madeira, folha de zinco, algumas são de alvenaria. A maioria vive sem água potável, energia elétrica e banheiro dentro de casa. Trata-se, portanto, de uma população em situação de risco e extrema vulnerabilidade social. A questão inicial que motivou esse estudo reside no problema geral da sobrevivência humana. Em linhas gerais, pretende-se conhecer e descrever o modo de vida desses agricultores. Como que eles se organizam para produzir os meios de vida necessários à sua sobrevivência, à sua reprodução social. Será um prazer compartilhar os dados da pesquisa realizada e almoçarmos uma deliciosa feijoada. Leve as crianças, porque teremos espaço para brincar”, disse um dos integrantes do grupo.

 

O micro-ônibus da UFSB irá passar de casa em casa na BR 101 para levar os participantes até o local do encontro a partir das 7h. É importante que todos estejam preparados para pegar o ônibus.

 

Confira a programação abaixo:

 -07:00h - 08:30h - Transporte dos participantes até a Escola Municipal do Café Gloria.

-09:00h - 09:30h - Credenciamento e café da manhã

-09:30h - 10:30h - Apresentação dos resultados da pesquisa

-10:30h - 11:00h - Apresentação das Fotografias e instalação do painel de fotos

-11:30h - 13:00h - Almoço – (Feijoada)

-13:00h - 14:00h - Roda de Conversa

 

Portanto, venha participar esse importante evento, pois a sociedade em geral necessita se alimentar de conhecimento.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

Fotos: Ananda da Luz Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.