:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Apelidada de “A Raiz Mágica”, a mandioca sempre esteve presente no extremo sul baiano e faz parte de nossa cultura. Incentivado pela implantação do PAT da Mandiocultura, atualmente seu plantio não é mais o mesmo. Reunindo agricultores familiares, produtores rurais, técnicos, comunidade científica e membros do comitê gestor territorial, o PAT da Mandiocultura e a Embrapa promoveram entre os dias 19 e 21, em Teixeira de Freitas, ações em apoio à cadeia produtiva da mandiocultura.

 

O evento tem como parceiros o Banco do Nordeste, a Polímata / Suzano e a SDR - Secretarias de Desenvolvimento Rural da Bahia e conta ainda com o apoio da Faculdade Pitágoras e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas.

 

O secretário de Agricultura do município, Dori Neves, esteve presente na abertura do segundo dia de evento e comentou. “A realização desse evento é fruto do trabalho feito pelo PAT na região, o que tem atraído parceiros e valorizado os nossos produtos. Como é gratificante receber em nossa cidade eventos como esse que tem porte nacional e que chega aqui, como reconhecimento do bom trabalho feito na região, sobretudo o produtor teixeirense que conta com integral apoio de nossa secretaria”.

 

“Tem sido muito bom receber a ajuda do PAT e da Prefeitura, com a introdução das novas técnicas, o que tem feito melhorar a produção de mandioca. Plantação que para mim é muito importante”, comentou Bruno Santos, produtor de mandioca na Comunidade do Café Glória.

 

Durante o evento foram realizados:

 

O seminário validação do zoneamento agrícola de risco climático para mandioca, ferramenta que orienta o financiamento da cadeia produtiva da mandioca, como explica Jeilly Viviane Ribeiro, uma das promotoras do evento e representante da Polímata. “Dentro do calendário que o zoneamento apresenta, os bancos podem financiar e fora dele não. Desde 2016, no início da implantação do PAT mandiocultura na região, temos discutido a necessidade de atualização do zoneamento da mandiocultura segundo a nossa nova realidade. E finalmente conseguimos essa atualização, uma conquista enorme para a cultura que, a partir de agora, pode ampliar e muito o número de mesas de plantio que podem ser custeados pelo financiamento bancário, profissionalizando e ampliando as oportunidades da cadeia produtiva da mandioca”.

 

O seminário da Rede RENIVA, que veio reforçar os métodos de multiplicação e trato da mandioca junto aos produtores que, desde a implantação do PAT na região, presta assistência e tecnologia. “A mandioca é plantada da mesma forma que os índios faziam no passado e isso faz dela um produto de baixa produtividade e sem inovação, porém, a inserção do método de plantio por mudas a torna mais interessante, livre de doenças, resistente à seca e com boa qualidade genética”, comentou Jeilly Viviane. 

 

O lançamento do RENIVA Tracking, primeiro curso realizado no Brasil. Segundo Hermínio Rocha, analista da Rede Reniva, Teixeira de Freitas foi escolhida para receber o curso do sistema informatizado, por ser “justamente a vitrine do programa RENIVA e ser o lugar onde mais temos maniveiros estabelecidos, onde a coisa andou com mais facilidade, onde todas as bases e preceitos estão sendo seguidas integralmente. O município de Teixeira de Freitas e a região está de parabéns.”

 

A Visita ao maniveiro guardião, onde ficam reservadas todas as variedades desenvolvidas e melhoradas pela Embrapa e que produzem cinco vezes mais que as espécies tradicionais de nossa região.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.