:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Pelourinho foi palco de uma das 15 seletivas locais do Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF 2023, nesta quinta-feira, 17. O IF Baiano, em parceria com o grupo da terceira idade Eterna Juventude e com o Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, fez do Festival da Reitoria uma mostra da riqueza cultural e artística da Bahia, na Praça Quincas Berro D’água. A programação contou ainda com as atrações musicais do cantor Negro Léo,  do cantor e compositor  Wagner Rosa,  da cantora e também compositora Dagui Óliver e dos músicos do projeto Dona Flora de Alcobaça no Extremo Sul do estado.

Quem abriu a tarde de apresentações culturais foi o cortejo do grupo Eterna Juventude, homenageando o Bicentenário do 2 de Julho e da Independência do Brasil. Ao som das palavras “Nunca mais, nunca mais o despotismo/Regerá, regerá nossas ações/Com tiranos não combinam/Brasileiros, brasileiros corações Hino da Bahia”, entoadas no Hino da Bahia, três senhoras da terceira idade desfilaram vestidas das heroínas baianas: Joana Angélica, Maria Felipe e Maria Quitéria. A participação do grupo Eterna Juventude costurou toda a programação da seletiva, trazendo o tradicional Terno de Reis, a Lavagem do Bonfim, a Capoeira, o Samba de Roda e o 2 Julho para dialogar com as apresentações dos servidores e alunos. 

 

Ao todo, a tarde contou com 11 apresentações musicais, teatrais e de poesia de servidores e estudantes egressos, avaliadas pelos jurados: Ricardo Rosa (Funceb), Negro Léo (cantor e multi-instrumentista) e Clarindo Silva (escritor e agitador cultural).   

Vencedores

Quem venceu esta 4ª edição da seletiva da Reitoria do IF Baiano, garantindo vaga na final em Bom Jesus da Lapa, foi a ex-aluna do curso de Microempreendedorismo, Jovânia Oliveira, na categoria estudante – modalidade interpretação musical; a servidora Rosa Alves dos Santos, que interpretou a canção “Sonho meu” de Dona Ivone Lara; e os servidores Diogo Pinho Santos, Vânia Pimentel Luz e Larissa Peixoto com a Performance cênica “Vá morar com o diabo”.  

A servidora, ouvidora, Rosa Alves não conteve a satisfação ao ver a aclamação do público. “Estou muito feliz e lisonjeada, agradeço a Deus, em primeiro lugar, por essa escolha dentre tantos candidatos maravilhosos que participaram… e vou rumo a Lapa para também ver se conquisto minha vitória lá também”, afirma a ouvidora.  

O grupo de servidores selecionados com uma esquete de teatro conta que não esperava ganhar, mas se divertir no palco com muito respeito à arte. Eles enfatizam que a união dos três teve uma liga boa, o que transformou a brincadeira numa ótima apresentação. “A gente veio pra se divertir e pra interagir com os colegas, mas é muito legal receber o carinho de todo mundo e estamos superfelizes de estar na final”, conta Larissa que nunca tinha tido experiência com o teatro antes. 

A ex-aluna Jovânia está indo para a segunda final do FAMIF. “Para mim é excepcional! [Minha carreira] está fluindo… o FAMIF está empurrando também, isso para mim cada dia que passa é emocionante”, afirma. 

Para a estudante do Colégio Pedro Ribeiro, Isabele Nascimento, o FAMIF foi uma experiência incrível por propiciar conhecer melhor a arte e a cultura baianas. “Tá sendo muito divertido participar, ouvir as músicas… sinto muita gratidão por trazerem nós estudantes do Pedro Ribeiro a essa fonte de cultura e boas energias”, conta a estudante. 

FAMIF e Extensão

A pró-reitora de Extensão, Calila, avalia que a etapa da reitoria demonstrou claramente como o Festival não só proporciona entretenimento artístico, mas também desencadeia interações significativas e impactos positivos na sociedade. “É realmente inspirador ver como o FAMIF se tornou muito mais do que um simples festival, se transformando em uma verdadeira prática extensionista que transcende os limites da instituição e promove uma conexão profunda com a comunidade. A interação entre as senhoras do Grupo Eterna Juventude e os alunos do Colégio Estadual Pedro Ribeiro, através da arte, é um exemplo brilhante de como o FAMIF promove a inter-geracionalidade e a troca de experiências entre diferentes grupos. Essa colaboração enriquece a compreensão mútua, quebra barreiras e gera um ambiente de aprendizado e respeito mútuo”, afirma a pró-reitora. 

Calila destaca ainda que a participação de estudantes egressos dos cursos do Qualifica Mais Empreendedor e do Ensino a Distância, na etapa reitoria, também reflete o impacto duradouro da instituição na vida das pessoas que compõe sua comunidade. “Isso destaca a importância do FAMIF como uma plataforma que une pessoas de diferentes trajetórias educacionais e culturais, enfatizando a relevância da missão educacional e de desenvolvimento da instituição”, conclui. 

 

Por: Vida Diária/CW

 

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.