:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na tarde desta sexta-feira, 10 de novembro, o Consórcio Público Construir realizou o primeiro dia de programação da ExpoRural. O evento acontece em Teixeira de Freitas e valoriza o empreendedorismo e a agricultura regional.

A ExpoRural é uma iniciativa que traz palestras, apresentações culturais, oficinas e workshops, demonstrando as riquezas produtivas do extremo sul baiano e ações que têm potencializado o setor.

Manrick Teixeira, presidente do Consórcio Construir e prefeito de Vereda, falou em entrevista a’OSollo durante a abertura oficial.

“É muito importante, porque é o fortalecimento hoje do Extremo Sul da Bahia na agricultura, seja ela familiar, de uma forma geral. A Expo é a gente unir forças, as prefeituras através das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, junto com o Estado”, disse Manrick.

“Hoje você pega aqui mais de 50 expositores, produtos que estão sendo legalizados, alguns já com selo do consórcio. Amanhã, a gente vai estar aí junto com a CAR, junto com a SDR, do Governo da Bahia, entregando kit para fortalecer essa agricultura. É trazer o que a gente tem de melhor aqui na nossa região da agricultura”, completou o presidente do Construir.

Gilvan Santos, prefeito de Prado, enfatizou o papel da ExpoRural em oportunizar que pequenos produtores apresentem o que eles produzem. “Então, às vezes, a gente tem um potencial, mas estava oculto. O objetivo desse evento é que a pessoa expunha os produtos que faz na sua pequena terra para estar levando a comida na nossa mesa”, comentou.

 

Alessandra Barros, diretora executiva do Consórcio Construir, falou sobre o objetivo do evento. “Este é um momento ímpar e é um sonho realizado. O objetivo desta ExpoRural é mostrar para a região, para os empresários, para o comércio varejista, que os nossos produtos do extremo sul da Bahia são legalizados e que a nossa cadeia produtiva é rica. É rica em mel, cachaça, charcutaria, carne de sol, queijo, melancia, fruticultura, horticultura”, disse.

Kitty Tavares, diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, reiterou a parceria com o Consórcio Construir, por meio de convênios, para trabalhar a gestão ambiental e dar suporte aos municípios. “Para chegar à produção rural, a toda essa parte da vigilância sanitária e outras coisas, tem a ver com o meio ambiente. Tem que fazer a licença ambiental, um plano municipal de meio ambiente. A gente teve a oportunidade de organizar o Seminário Territorial do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada aqui nesse espaço da feira”, comentou.

 

Ulisses Brambini, diretor da Bello Fruit, considerou uma honra ter sido convidado para participar do evento. apresentando sua produção e as oportunidades de fomento aos produtores. “Nós estamos no extremo sul da Bahia, uma região espetacular de clima, de solo, de água, tudo isso que Deus já nos deu. Então agora é nosso trabalho poder levar isso para a mesa do consumidor final, levar e apresentar tudo aquilo que pode ser feito. Nós saímos da monocultura, que era só mamão, e a gente começou a trabalhar com citricultura, que são as laranjas, tangerinas e limões. Trabalhamos com cacau gourmet, com café, com coco verde, com pêra, com manga, com melão e com uva. E também na área de papaya”, comentou.

O primeiro dia de evento teve apresentação Cozinha Show de Pescados, com o chef Iêgo Borges, e musical, com a Banda Savana.

Estiveram presentes produtores rurais dos 13 municípios do Extremo Sul da Bahia, empresários e autoridades, como o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros; de Ibirapuã, Calixto Ribeiro; Celso Ramalho, secretário de Obras e pré-candidato a prefeito de Caravelas, e Felipe Ferreira.

A ExpoRural segue das 09h as 22 horas deste sábado (11), no Parque de Exposições de Teixeira de Freitas.

 

Por: Vida Diária/ O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.