:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Durante quase todo o último sábado, 11 de novembro, o Consórcio Público Construir realizou o segundo dia de programação da ExpoRural. O evento aconteceu no Parque de Exposições de Teixeira de Freitas em sua primeira edição.

Buscando valorizar o empreendedorismo e a agricultura regional, a ExpoRural é uma iniciativa que trouxe um ciclo de palestras com diversos especialistas em variados assuntos.

Além disso, foi fortalecida com apresentações culturais, oficinas e workshops, demonstrando as riquezas produtivas do extremo sul baiano e ações que têm potencializado o setor.


O prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira, externou agradecimentos a toda a equipe do Consórcio Construir, ao Governo do Estado, às 13 prefeituras da região, aos queijeiros e demais expositores. Ele considerou que o evento superou as expectativas e, em 2024, deve ganhar uma amplitude ainda maior.

Alessandra Barros, diretora executiva do Consórcio Construir, pontuou que a avaliação pós-evento foi a melhor e superou o que era imaginado. “A primeira ExpoRural trazendo a agricultura familiar e o agronegócio no mesmo ambiente. Então, nós conseguimos trazer a cadeia produtiva do pequeno, do médio e do grande produtor”, disse.


“É um sentimento de gratidão mesmo a cada um que veio, a cada expositor que acreditou nesse projeto nosso. Para o ano que vem, nós já temos data marcada e nós temos novidade na Expo Rural 2024”, completou Alessandra.


Jeandro Ribeiro, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), do Governo do Estado, declarou que foi inaugurado um novo momento para a agricultura familiar no Extremo Sul da Bahia. “O Consórcio Construir, o presidente Manrick Teixeira, através de toda a sua equipe, propôs para a gente uma feira diferente do que é costumeiramente sendo feita aqui em Teixeira de Freitas, com a cara da agricultura familiar”, disse.


“A gente vê uma riqueza de produtos, principalmente derivados do leite, vários tipos de queijo além de iniciativas que foram apresentadas, como a criação de galinha caipira para a agricultura familiar, recuperação de estradas, criação de peixe. A gente vê que a ExpoRural tem uma riqueza muito grande de expositores e de tecnologia sendo apresentada para esses expositores e para o público em geral”, acrescentou.


Jeandro disse ainda que “o Governo de Estado da Bahia, o governador Jerônimo, sempre vem colocando isso para gente. A gente tem boas ideias, vamos criar musculatura para a gente oportunizar a agricultura familiar. Aqui a gente inaugurou um momento muito rico com o Consórcio Construir e agora a gente está colhendo os frutos dessa construção coletiva”.


Beto Pinto, prefeito de Medeiros Neto pelo quarto mandato, enalteceu a riqueza regional, com produtos premiados nacionalmente, e parabenizou a organização da ExpoRural. “Essa semente foi plantada e a gente vai cuidar dela”, disse.


“Medeiros Neto está presente com cinco estandes aqui, de distritos e povoados. Queijos, embutidos, vários produtos da região sendo reconhecidos, até mesmo devido ao selo que dá um maior alcance para que vendam com legalidade”, completou Beto.


Dimmy Barbosa, pesquisador da Embrapa e palestrante, falou sobre sua participação no evento. “Nós fomos convidados pelo Consórcio Construir, a unidade que eu trabalho, a Embrapa Mandioca e Fruticultura. São culturas importantes aqui para o Extremo Sul. Nós vamos falar um pouquinho sobre a cultura da mandioca, novas variedades que a Embrapa tem lançado, os trabalhos de pesquisa que a Embrapa faz na região, chamando a atenção dos produtores e principalmente dos gestores da importância desse trabalho, principalmente para ajudar na multiplicação dos materiais e para chegar mais fácil aos produtores”, explicou.

 

Valéria Rodrigues, palestrante e queijeira, do Queijo da Canastra, comentou sobre o evento e o espaço dado ao seu segmento. “Eu fiquei muito satisfeita de ter sido convidada para vir aqui. Vocês têm um queijo maravilhoso também, queijo coalho famoso na região. Mas trazer um queijo diferente, de leite puro, para mim é uma honra porque sair com esse queijo tão tradicional, cultural, em outro estado, e eu tenho certeza que é super replicável, só basta o produtor querer ter vontade”.


Fernanda Alves, administradora de empresa e queijeira, do Queijo do Monte, disse ter ficado feliz e realizada em estar trabalhando com aquilo que tem como uma paixão. “É o produto que vem do campo, que vem da roça, que é o leite que a minha família já produz, que já era produtora… E que eu aprendi com a minha avó a fazer os queijos. Eu estou com uma imensa satisfação só de já estar aqui participando, de ter sido chamada. Nós somos um empreendimento familiar”.


Sobre as queijarias participantes, destaca-se o fato de terem recebido o selo do Serviço de Inspeção Municipal – SIM consorciado, dando legalidade para as queijarias comercializarem seus produtos. Mais um marco no avanço do empreendedorismo e agricultura familiar.


Estiveram presentes também no segundo dia de evento o prefeito de Ibirapuã, Calixto Ribeiro, agricultores dos 13 municípios do Extremo Sul, empresários e autoridades regionais.

 

Por: Vida Diária/ O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.