:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Porto Seguro: O 8° Batalhão da Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira (19) em Porto Seguro, mais uma etapa da “Operação Lei e Ordem”. As ações ocorreram nos bairros do chamado ‘Complexo Baianão’, que compreende Vila Vitória, Vila Parracho, Vila Valdete, Vista Alegre e Paraguai, tendo como objetivo principal apagar diversas pichações alusivas a grupos criminosos.

Além disso, os 28 policiais militares envolvidos na ação realizaram buscas em pessoas e veículos. A Operação Lei e Ordem foi instituída para ampliar a ação de presença da PM nos bairros periféricos da cidade, proporcionando assim, um impacto direto na redução de crimes violentos.

A ação visou atingir esses bairros com base na teoria chamada "Janelas Quebradas". Segundo o comandante do 8° BPM, Major Anacleto França, existe uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. "Se a janela de uma casa for quebrada e não for de imediato realizado seu reparo, as pessoas que passam pelo local podem presumir que ninguém se importa com aquilo e que, naquela região, não há autoridade responsável para punir os responsáveis pela atitude danosa. Assim, pequenas desordens evoluem para crimes cada vez mais graves. A sensação de impunidade e a desordem funcionam como estímulos à atividade criminosa. Então, mesmo sabendo que pode haver novas pichações, iremos coibi-las. Principalmente as que estão próximas ou mesmo dentro de escolas, como constatamos em nossa ação. Esses gráficos são apologia ao crime. É intolerável", destacou França.

O comando do Batalhão anunciou ainda que na próxima semana, estará lançando um novo pacote de ações sociais, as quais serão desenvolvidas pela Base Comunitária de Segurança. Ações que serão organizadas em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços à comunidade e o aprimoramento da relação com a Polícia Militar.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.