:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

jorge portugal

O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (28) que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou uma carta pedindo exoneração do cargo a Rui Costa. O secretário alegou questões pessoais e profissionais. O nome do substituo de Portugal será anunciado nos próximos dias, segundo a Secretaria de Comunicação, que também diz que Portugal "deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor".

A saída de Portugal era especulada desde o início do ano, quando Rui convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para assumir a Secult. Ferreira, contudo, desistiu do cargo após saber que não teria poder para nomear a equipe de dirigentes da pasta.

Nos últimos dias, Portugal entrou em rota de colisão com o governo ao criticar publicamente o baixo orçamento para a Cultura. Antes, o cantor e compositor havia revelado mal-estar com as nomeações de indicados políticos para cargos de comando na secretaria. A demissão da produtora Fernanda Tourinho da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à revelia de Portugal também reacendeu as insatisfações.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Correio 24 horas.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.