:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Entre a manhã desta quarta até sexta-feira (18 a 20) acontece o evento da União dos Municípios da Bahia - UPB Itinerante, que é realizado em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), com o intuito de capacitar gestores e técnicos municipais da região para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das regras exigidas pelo tribunal na prestação de contas das prefeituras. O encontro está sendo realizado na Câmara Municipal, das 8h às 17h, e em seu primeiro dia, lotou o plenário e contou com a participação de vários prefeitos da Bahia, autoridades e sociedade civil.

Abordando o tema “Principais aspectos da LRF em matéria de contas municipais”, o diretor adjunto da Diretoria de Assistência dos Municípios - DAM do TCM/BA, afirma que o evento é a oportunidade de trazer orientações sobre a LRF para as atuações dos gestores. “O Tribunal de Contas, antes de cobrar o que é certo, tem esse papel de informar, de mostrar aos gestores os procedimentos corretos. Então, esses encontros da UPB Itinerante visam esses assuntos básicos do dia a dia de uma gestão, orientar, ensinar, e temos visto melhoras nas contas públicas ao longo desses anos. Essa parceria entre o TCM e UPB já vem acontecendo há 10 anos, e com frequência em nosso estado. Esse é o 10° evento do ano de 2017”, conclui.

O prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre de Campo Belo parabenizou a iniciativa do presidente da UPB, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, à frente desse trabalho e ressaltou a importância do evento. “É o momento em que reunimos os novos gestores e mostramos nossas experiências, o que vem acontecendo nas gestões, o que tem dado certo, e também serve para alertar sobre o cumprimento da Lei, como caminhar durante a gestão, capacitação de gestores e suas equipes”, disse.

A iniciativa tem o apoio da Caixa Econômica Federal e do SEBRAE, que juntos oferecem atendimentos aos municípios sobre a contratação de convênios federais e compras governamentais de micro e pequenas empresas, respectivamente.

Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) orienta sobre estágio e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Durante os dias de treinamento, especialistas do Tribunal de Contas solucionam dúvidas sobre Controle Interno, licitações, Lei de Transparência e demais exigências as quais os entes públicos estão submetidos.

Os participantes também têm acesso às oficinas práticas de capacitação para o uso da plataforma digital E_TCM e o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), onde são lançados os relatórios e documentos necessários para a análise do Tribunal.

 

Por Vida Diária: Andressa Lima

Fotos: Nadson Camargo e Paulo DiZousa

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.