:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 13 de dezembro: Solicitado pelo vereador Jonathan Molar, a Procuradoria da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas elaborou documento de caráter explicativo para mostrar à população, o funcionamento das comissões permanentes da câmara, após circular nas redes sociais de forma tendenciosa, apenas parte do parecer técnico da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), questionando a assinatura do vereador Jonathan Molar, que, em sessão no plenário, votou contra o Projeto de Lei 56/2017 sobre o 13º salário e terço de férias aos vereadores do município.

O Projeto de Lei do Legislativo nº 56/2017, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que dispõe sobre o pagamento do 13º salário e do Terço Constitucional de Férias aos vereadores foi aprovado com 13 votos a favor e 2 contra, dos vereadores Marcos Belitardo e Jonathan Molar. Outros 3 vereadores não compareceram à sessão.

Porém, após a aprovação do projeto, a 2ª folha do parecer técnico da comissão em que os vereadores Marcos e Jonathan fazem parte, foi divulgada nas redes sociais de maneira tendenciosa e ofensiva ao vereador Jonathan Molar, sendo omitido a 1ª folha do parecer, onde Jonathan Molar faz uma ressalva, pois o mesmo não concordava com o conteúdo do projeto. De acordo Jonathan Molar, o parecer técnico se referia ao orçamento, uma vez que, orientado pelo setor jurídico, o projeto estava em conformidade, pois havia dinheiro para isso.

De acordo o texto divulgado pela Procuradoria, disponível na internet, e vídeo explicativo do vereador, “as comissões permanentes são órgãos técnicos, compostos por três vereadores, com finalidade de examinar matéria em tramitação, dentro de seus campos temáticos, e emitir os competentes pareceres técnicos, de modo a facilitar a tarefa do Plenário, que é deliberar e votar as proposições, a partir da análise do mérito destas”. Sendo assim, o mérito da proposição, ou seja, analisando o projeto sob o viés social, ético e moral, compete à apreciação no plenário, através do voto de cada parlamentar, se posicionando a favor ou contra o seu conteúdo.  

Outro fato importante mencionado no documento da Procuradoria, “o parecer da Comissão não vincula a decisão do Plenário, dado ser este plenamente soberano em suas deliberações e votações. Assim, mesmo que uma comissão opine desfavoravelmente a determinada proposição, será esta levada à apreciação do Plenário, que tem a palavra final sobre toda e qualquer matéria legislativa”, o que explica a responsabilidade do voto de cada vereador no plenário, e não nas comissões permanentes.

Segundo as diretrizes, a nota feita pelos advogados da Câmara, que atendem a todos os vereadores, pelas instruções dadas, o vereador Jonathan Molar agiu de forma correta, dizendo não na sessão, local em que se discute o conteúdo do projeto.

Por: Redação VD. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.