:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Aconteceu nesta quinta-feira (01) na Câmara Municipal, uma audiência pública abordando o tema ‘Animais de grande porte no perímetro urbano’. Evento proposto pelo representante legislativo, o vereador Jonathan Molar, contou com a presença de várias autoridades civil e militar, sendo eles da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Associação de Carroceiros, veterinários e integrantes da Agência da Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), entidades filantrópicas protetoras dos animais, os vereadores Ronaldo Cordeiro, Sargento Berg, Ailton Lacerda e cidadãos do município.

Na composição da mesa, fizeram-se presentes o Promotor de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Eunápolis João Alves da Silva, o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura Aloisio Baião, a Presidente da ONG Nossa Arca Cristhiane Ferreguett, o Secretário Municipal de Agricultura Dori Neves e o vereador Jonathan Molar.

Na oportunidade, João Alves apresentou diversos pontos da atual gestão dele em Eunápolis, focando no cumprimento das ações penais como o Art. 132 do Código Penal, trabalhando no cuidado com a sociedade e também com os animais de grande porte e enfatizando a importância de boas parcerias para que as devidas punições tenham seus efeitos. De acordo com o promotor, o trabalho começou a partir da identificação de várias situações, entre elas, um rebanho com mais de 2.500 animais pastando em lixões abandonados. Foi elaborado então, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foram identificados os parceiros e apreendidos os animais abandonados ou que sofreram maus tratos para, posteriormente, serem doados para instituições cadastradas.

Já para as ações em Teixeira de Freitas, Dori Neves, Secretário Municipal de Agricultura, afirmou que está viabilizando parcerias para atuar no município em conjunto com os órgãos responsáveis pela fiscalização desses animais e de seus proprietários. Assim como está acelerando o processo de cadastramento dos animais com os carroceiros, partindo para novas medidas que venham contribuir para o bem-estar de todos.

“Eu vejo que Teixeira já chegou ao limite do caos, tanto em número de animais soltos, maltratados, em situação de desnutrição e excesso de carga no trabalho, enfim todos os abusos. Essa audiência marca o início de uma nova era, de uma nova postura. A partir das discussões feitas aqui, juntamente com o legislativo, iremos propor uma nova Lei Municipal para uma nova realidade, benéfica para todos”, afirma a Presidente da ONG Nossa Arca que tem somado forças com o secretário Dori Neves e o vereador Jonathan Molar em reuniões com a classe de carroceiros da cidade.

Para as próximas atuações, o vereador Jonathan Molar informa que a etapa, após a finalização do cadastramento desses animais, é pintar as carroças, numerar os cavalos e os veículos de transporte para que a secretaria tenha um controle. No âmbito legislativo, atualizar a Lei Municipal sobre animais de grande porte, a partir do diálogo com todos os vereadores e entidades relacionadas, assim como a participação do Ministério Público na efetivação dessa lei. A secretaria agora dispõe do disque apreensão de animais (73) 9 9990.7572.

 

Por: Vida Diária/Andressa Lima

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.