:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

homem volta a consciencia

Um homem de 35 anos saiu de um estado vegetativo de 15 anos após se submeter a um tratamento de estimulação do nervo vago -- técnica já usada para tratar pacientes com depressão severa e epilepsia. O nervo vago se estende do cérebro ao abdômen e ajuda a conectar o órgão com outros do organismo; entre eles, o intestino. A estrutura está associada à vigília, à vigilância e a outras funções essenciais do corpo humano.

A volta do homem à consciência, no entanto, apesar de comemorada pela ciência, foi considerada mínima – já que ele passou de um estado de não reação para um estado em que passou a responder a pequenos estímulos. A façanha, segundo pesquisadores, foi importante porque demonstra que é possível tirar alguém do estado vegetativo mesmo após longos períodos. Normalmente, a medicina considera que é possível voltar à consciência em um prazo máximo de 12 meses.

Os achados foram publicados na revista “Current Biology” nesta segunda-feira (25). O implante para a estimulação foi colocado no peito do homem. No estudo, pesquisadores relatam que a atenção, os movimentos e a atividade do cérebro do paciente melhoraram de forma perceptiva. O homem também respondeu a ordens simples: conseguiu seguir objetos com os olhos mediante solicitação.

Em um outro momento, percebeu-se também que o homem conseguiu reagir a ameaças. Por exemplo, quando a cabeça de alguém se aproxima a seu rosto, ele reage com surpresa ao abrir os olhos. Em exames, pesquisadores também notaram sinais de aumento da atividade cerebral em áreas cerebrais associadas ao movimento, à sensação e à consciência. Outras análises também demonstraram que o cérebro estava mais conectado. Agora, cientistas planejam ampliar o estudo com maior número de pessoas para a análise de diferentes reações a estimulações.

Por Vida diária: Andressa Lima/Bem Estar.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.