:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) passou a realizar o exame PCR em tempo real para a detecção do vírus papiloma humano (HPV). O Lacen é a única unidade da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza a análise na Bahia.

Inicialmente, as coletas do material (secreção/raspado de colo uterino, cervical, vaginal, uretral, glande peniana e fragmento de tecidos obtidos por biópsia) serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) e, em seguida, encaminhadas ao Lacen para análise.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o do colo de útero, garganta ou ânus. Entre os fatores de risco que aumentam a probabilidade de contrair a doença, destacam-se o sexo sem proteção, vida sexual precoce, múltiplos parceiros, presença de outras Infecções Sexuais Transmissíveis (IST), múltiplas gestações e infecção por HIV, entre outros.

O Lacen-BA é referência em Vigilância em Saúde Pública e é um órgão da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Por Vida Diária: Ascom/Sesab.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

POPULARES Mais acessadas na semana