:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de março de 2018: Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, esclareceu fato veiculado em alguns sites de notícias, sobre criança constar como morta no registro do SUS.

O coordenador de sistemas de marcação da unidade, Márcio Souza, explicou o que ocorreu. “A mãe de uma paciente foi até o PSF João Mendonça e ao chegar lá o marcador de exames detectou que no cartão do SUS da criança constava data de óbito e informou a mãe que se deslocou até a Central de Regulação para ter mais informações e marcar o exame que precisava. Ao chegar aqui, falei com ela que erros como esse geralmente acontecem por conta de cadastros do INSS, Receita Federal, ou mesmo de digitação. Depois de analisarmos, constatamos que foi digitado a data de nascimento no local de óbito no ano passado durante um atendimento no PSF Monte Castelo, o que gerou o problema, e prontamente iniciamos os procedimentos para regularizar o cadastro do SUS junto ao Ministério da Saúde e, nos próximos dias a situação estará resolvida”.

A diretora do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, Nádia Graciela Almeida Santos, ressalta que a unidade se preocupa em esclarecer os fatos. “Nós temos esta preocupação em esclarecer a população para que não chegue uma mensagem distorcida, estamos resolvendo a situação da família e nos colocamos a disposição para a população, pois o nosso papel é servir da melhor forma”.

O Secretário Municipal de Saúde, Max Almeida, falou sobre o assunto. “Sistemas são alimentados por pessoas, pessoas são passíveis de erros. Justamente por isso que implementamos como gestão um sistema/software do ministério de saúde interligado a todos os postos, capaz de identificar erros de cadastro e alimentação de sistema. Como foi o caso desta paciente, que teve este erro de cadastramento identificado por uma unidade básica de saúde no sistema.”

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

POPULARES Mais acessadas na semana