:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A médica oftalmologista Dra. Gabriela Félix, que atende no serviço público e particular de saúde do Município de Patos, fez alerta diante do crescente número de crianças com sérios problemas de visão em decorrência do uso excessivo de celulares, tablets e notebooks e computadores.

De acordo com Dra. Gabriela Félix, os pais e responsáveis estão cada vez mais oferecendo celulares e outros equipamentos com telas que emitem luz azul e são altamente prejudiciais à saúde dos olhos. As crianças estão em fase de formação do processo de visão e o uso excessivo dos equipamentos estão prejudicando essa formação.

“Existem malefícios diante do uso de celulares, tablets, notebooks e computadores por crianças. Vários estudos já mostraram que quando esses aparelhos são usados de forma habitual e por períodos prolongados, eles provocam sim danos oculares, como indução de grau, como a miopia. Essa miopia tende a aumentar de forma mais rápida. Sem falar na síndrome do olho seco! Essas crianças podem apresentar ardência ocular, o olhinho ficar vermelho, lacrimejamento…sem contar também que a luz azul emitida por esses aparelhos pode causar danos a estrutura ocular. Os pais devem se conscientizar e tentar reduzir o uso ao máximo possível a exposição das crianças a esses aparelhos, afim de que elas tenham um desenvolvimento ocular adequado para sua idade”, relatou Dra. Gabriela.

Dra. Gabriela orientou que os pais e responsáveis por crianças e jovens façam consultas com seus oftalmologistas neste período de férias escolares. Essa atitude dará a noção exata de possíveis problemas da visão e que, na correção, ajudará no melhor desenvolvimento do aprendizado nas salas de aulas e na leitura.

 

Por: Vida Diária / PatosOnline

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.