:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um homem de Hong Kong, de 33 anos, se tornou o primeiro caso documentado de reinfecção da covid-19 no mundo, segundo informaram pesquisadores da Universidade de Hong Kong, nesta segunda-feira, 24. O paciente recebeu alta após ser curado do vírus em abril, mas, no início deste mês, ele testou positivo novamente após retornar da Espanha.

Segundo as autoridades sanitárias da cidade, a princípio, pensou-se que o homem poderia ser um "portador persistente" do Sars-CoV-2 - o vírus causador da covid-19 -, mantendo o agente em seu corpo desde a infecção anterior.

No entanto, os cientistas afirmaram que as sequências genéticas das cepas de vírus contraídas pelo homem em abril e agosto são "claramente diferentes". Essa descoberta pode ser um retrocesso para quem baseia sua estratégia contra a pandemia na suposta imunidade obtida após a transmissão da doença.

De acordo com Jeffrey Barrett, especialista integrante do Projeto Genoma do Instituto Wellcome Sanger do Reino Unido. "dado o número de infecções globais, ver um caso de reinfecção não é surpreendente" e que uma observação única não é forte o suficiente para fazer uma inferência definitiva.

USP estuda caso de reinfecção de técnica de enfermagem no interior paulista

Uma técnica em enfermagem de 24 anos voltou a apresentar sintomas da covid-19 pouco mais de um mês após ter testado positivo em um exame molecular (do tipo mais preciso), que identificou o novo coronavírus no seu organismo em 13 de maio e, depois, em 27 de junho, segundo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) na cidade.

Ela começou a apresentar os primeiros sintomas em 6 de maio, dois dias após ter contato com um colega que testou positivo. Mesmo usando máscara cirúrgica, ela se infectou e sentiu dores de cabeça, mal estar, febre, fraqueza muscular, leve dor de garganta e congestão nasal. Os sintomas acabaram em 10 dias e a ela passou os 38 seguintes assintomática, trabalhando normalmente.

Em 27 de junho, acordou com forte dores de cabeça, muscular e de garganta, mal-estar, febre, perda de olfato e de paladar e, nos dias seguintes, seu quadro clínico piorou, apresentando diarreia e tosse. Nesse período, dois parentes também foram diagnosticados. Já no 5º dia em que os sintomas voltaram a surgir, seu exame deu positivo novamente.

Os sintomas sumiram 12 dias após o início da "segunda infecção”, mas a dor de cabeça e a perda parcial do olfato persistiram até 6 de agosto, quando a pesquisa foi divulgada. Na época, os cientistas também disseram que, mesmo 33 dias após a reincidência dos sintomas, a paciente ainda testa positivo.

 

Por: Vida Diária/Estadão

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.