:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de abril: A equipe do Vida Diária acompanhou, na manhã deste sábado (01), o dia de conscientização do Autismo, com uma linda caminhada pelo Centro de Teixeira de Freitas. A data é dia 2, para maior adesão anteciparam. O evento iniciou na Praça da Prefeitura, estavam presentes diversos membros da família autista, representantes de várias secretarias do município e vereadores Neste ano, o tema foi: “Mais informação, menos preconceito”.

Uma equipe da loja Wig Construção e Acabamento, estiveram todo o tempo dando o suporte com água. Sendo que várias empresas contribuíram para a realização da ação.

Segundo Lucineia Araújo Lima, membro do grupo da família autista e mãe de duas filhas autistas, “para nós, é um prazer e alegria imensa em estar realizando essa caminhada, a qual participo desde 2015. Estamos sempre buscando por políticas públicas para os nossos filhos, mais inclusão e empatia do poder público, e o principal, divulgar a nossa causa, que a cada dia está crescendo o número de autistas, é importante estarmos atentos aos cuidados”.

Para Nailda Costa de Jesus, mãe de Yuri (de 10 anos), “essa caminhada é excelente, estamos participando há 03 anos, pois trata-se de uma causa essencial em nossa sociedade, ainda vemos o autista afastado da atenção do poder público. Ao participar do grupo da família austista, conheci muitas pessoas e vamos nos ajudando”.

Fundadora do grupo autista em Teixeira de Freitas, Jandiara Cardoso Andrade, fala sobre o resultado de muita luta, “o tema é muito importante, pois verificamos que o número de autistas vem aumentando cada vez mais, com isso, é preciso que todos conheçam mais sobre o Autismo, busquem mais informações acerca da causa e que possam colaborar no combate ao preconceito. A criação do grupo foi em 2013, sendo uma espécie de homenagem ao meu filho, que também é autista, e cada dia foram surgindo diversas outras crianças e o grupo foi crescendo, por exemplo, só no nosso grupo do whatsapp são mais de 200 mães, claro que são muito mais que isso na sociedade. O meu filho hoje tem 20 anos, sabemos que é o autismo é um estudo constante e sempre vou aprendendo coisas novas nestes anos com o meu filho. Portanto, se você que é mãe e está desconfiada de seu ser autista, procure um pediatra ou fonoaudiólogo, pois são profissionais que poderão te alertar, não precisa procurar um neuro ou psiquiatra logo de cara”, concluiu Jandiara.

Conheça o Autismo, mais informação e menos preconceito!

 


Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.