:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 19 de setembro: Referência no atendimento à atenção básicas de saúde, o postinho do bairro Colina Verde ressalta a importância da parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a qual cede alunos formandos para auxílio nos serviços do órgão municipal, já vendo na prática os problemas e as necessidades da população.

O curso de medicina da UFSB promove uma formação médica geral, humanística, reflexiva e ética, isto é, de um verdadeiro promotor da saúde integral do ser humano, com capacidade para atuar em múltiplos cenários dentro de um conceito ampliado de saúde, desenvolvendo ações de prevenção primária, secundária e terciária, nos ãmbitos individual e coletivo, e nos diferentes níveis de atenção e gestão em saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana.

Desta forma, o curso de medicina da UFSB forma profissionais plenamente articulados às necessidades locais e regionais, e preparados para atender às demandas profissionais apresentadas pelo mundo do trabalho.

De acordo com Dr. Mário Sérgio, médico do postinho do Colina Verde, “nós estamos começando com mais turmas aqui na unidade de saúde do bairro Colina Verde, a qual tem-se destacado nas consultas médicas, na entrega de medicamentos, nos curativos, na efetivação das medicações e no atendimento geral às populações. Então, a UFSB, em parceria com o postinho do Colina Verde, tem enviado alunos formandos do curso de medicina (forma-se agora em outubro) e turmas que entram para dar continuidade ao nosso trabalho. Os alunos tem vindo de todas as regiões, como Itabuna, Ibicaraí, Itajuípe, Águia Branca-ES, Linhares-ES, dentre outras. A universidade federal, cada vez mais, querendo os alunos inseridos em toda a movimentação de saúde que já há no município, adquirindo, assim, a experiência na prática, começando a identificar quais são os principais problemas de saúde da população e que já possam esquematizando as melhores intervenções em prol da saúde da população”.

Neste sábado (16), a equipe da unidade básica de saúde do Colina Verde, incluindo os alunos da UFSB, estiveram presentes no projeto municipal “Prefeitura em seu Bairro”, realizado na comunidade do Cidade de Deus. “Estivemos com o prefeito Marcelo Belitardo, o secretário de saúde e a primeira-dama, os alunos da UFSB também foram, em massa, exercendo a cidadania, que é atender a população, renovaram receitas, fizeram medicações, prescrições, deram orientações, visitas domiciliares e muito mais. Para nós, professores da UFSB, é um sonho, pois sempre queremos o nosso aluno nas unidades de saúde (e não apenas em uma sala de aula ‘fria’), participando de cenários reais de aprendizagens, pois, assim, forma-se os melhores. Com a vinda do novo hospital, também será um outro cenário de aprendizagem, esperamos estarmos inseridos lá nos próximos anos, porque temos a missão de transformar o curso de medicina da UFSB como o melhor do Norte-Nordeste”, disse Dr. Mário Sérgio.

Medicina UFSB paixão que não tem cura!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.