:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de novembro: Produtores, secretários da pasta de agricultura e meio ambiente de municípios do Extremo Sul da Bahia, professores universitários e diretorias de diversas empresas de base florestal compareceram, na manhã desta quarta-feira (31), ao auditório da CEPLAC para mais uma Reunião da Comissão Técnica Regional (CTR) do Programa Ambiente Florestal Sustentável.

O evento é uma iniciativa da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) com a ADAB e vem ganhado força e credibilidade desde sua primeira reunião que teve, por finalidade,definir o plano de manejo para efetivo controle da Lagarta Parda, através de defensivos biológicos, visando preservar o ecossistema local.

A abertura da reunião foi feita pelo coordenador do evento, Epaminondas Júnior (ADAB/Eunápolis) que solicitou a leitura da pauta  e, posteriormente, passou a palavra para o Diretor-Executivo da ABAF, Wilson Andrade que dissertou sobre o avanço e evolução do Programa Ambiente Florestal Sustentável, no decorrer do tempo, e os benefícios sociais e econômicos que podem ser potencializados a partir da progressão desta iniciativa.

 

Ainda de acordo com o Diretor-executivo, pelo menos “5.500 pessoas da base do agronegócio na região, já foram treinadas e estão capacitadas a respeito dos itens que o Programa trabalha”.

Um dos temas abordados na reunião e que mais chamou a atenção dos presentes foi a proposta da criação de um Polo Madeireiro. Hoje, cerca de 80% de toda madeira consumida do Estado vem de outras regiões, mas poderia ser produzida no próprio estado gerando riqueza para os baianos. Toda a cadeia produtiva em torno dessa matéria prima se beneficiaria inclusive os pequenos e médios produtores e processadores de madeira gerando emprego, renda, impostos e demanda por produtos e serviços.

Estiveram representadas, as principais Empresas de Base Florestal, entre elas a Caravelas Florestal, Fíbria, Suzano Papel e Celulose, Veracel e Locasérvice.

Esta foi a 8ª reunião do Programa que, a princípio,foi chamado de  Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda no Estado da Bahia. O lançamento aconteceu no dia 02 de outubro de 2015 com a participação da Secretaria da Agricultura (Seagri-BA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). Na ocasião, o seminário reuniu mais de 170 pessoas, no Salão de Leilões (Tartesal) do Parque de Exposições de Teixeira de Freitas (BA).

 

O que começou como um esforço conjunto na intenção de controlar a Lagarta Parda, evoluiu e hoje o PAFS vem trabalhando diversos outros temas como, por exemplo, o uso Múltiplo da Floresta Plantada; a regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta /Agricultura de Baixo Carbono; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal e Programa Fitossanitário de Controle de Pragas.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles