:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: uma semana inteira de eventos, ações e debates, abordando temas pertinentes à sustentabilidade e meio Ambiente. Estas são as atividades realizadas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB Campus Paulo Freire)  pelo dia mundial do meio ambiente, 05 de Junho. Na tarde desta quarta-feira (07), um debate com o tema “Coleta Seletiva” reuniu autoridades, membros de instituições públicas e privadas, professores e universitários e também representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, abrindo espaço para o diálogo entre o poder público e a sociedade civil em geral.

A UFSB Campus Paulo Freire é ponto de coleta de diversos tipos de resíduos recicláveis: esponjas usadas, equipamentos e acessórios eletroeletrônicos, óleo de cozinha usado, entre outros. As pessoas podem levar os resíduos para depósito junto à instituição que providencia a entrega dos materiais para empresas especializadas na reciclagem e reaproveitamento de substâncias e objetos poluentes, e também trabalhando dentro do campus a reciclagem com os alunos, explica a servidora da área de sustentabilidade Luana Rêgo.

O professor Dirceu Benincá, palestrante do evento, esclarece a necessidade e urgência de Teixeira de Freitas adotar as práticas da coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental, uma vez que, esse conjunto de ações se torna uma política pública, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho dos catadores, melhoria da paisagem da cidade, preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Deste modo, é fundamental a participação de toda a sociedade, bem como o poder público e os órgãos competentes.

A vereadora Erlita de Freitas, integrante da Comissão Legislativa Permanente de Desenvolvimento Sustentável, Econômico, Industrial, Comercial, Agropecuário, Ambiental e Ciência e Tecnologia, e que recentemente criou juntamente com outros cidadãos a Comissão Provisória de Meio Ambiente do município, participou do debate e ressaltou a importância do evento  que proporcionou o diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo, instituições educacionais, entidades religiosas e filantrópicas, empresários, catadores e estudantes. Todos visando melhorias para o meio ambiente e qualidade de vida para toda a sociedade teixeirense.

A professora Ana Odalia, representando a Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus X) e o Grupo Coletivo Lixo Zero, afirma que essas discussões vêm desde o ano de 2015, quando o grupo iniciou com a proposta da inclusão dos vários setores da comunidade na responsabilidade ambiental e práticas efetivas.

“Fico muito feliz e saio daqui esperançosa, pois em cada reunião e projeto tenho a oportunidade de conhecer mais pessoas que se importam com o meio ambiente e com as pessoas”, diz Sebastiana de Moraes (Aninha), presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis expressando a sua satisfação pelo evento.

A I Semana de Meio Ambiente da UFSB vai até o dia 09 de junho com programação para os 03 turnos e aberta à sociedade de forma geral.

 

Por: Vida Diária/Andressa Lima

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

RELIGIÃO Voz para todas as crenças

Amigo Bicho O Vida tem um cantinho só para eles