:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá pessoal, imagino que vocês se prepararam ao longo do ano para esse exame, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Sabemos que é uma avaliação de competências, as quais foram estudadas em sala de aula durante anos. E que é uma grande oportunidade para ingressar numa faculdade privada ou universidade pública, através dos programas PROUNI, FIES e SISU.

Muita pressão né? Ser avaliado pelo o que foi visto ao longo dos anos, tentar uma boa nota para garantir uma vaga na facul, e muitos ainda já vêm de um ritmo muito mais intenso de estudo, os que participaram dos “aulões” exclusivamente para essa prova.

Mas agora o melhor a fazer é RELAXAR!

Conversamos com 07 professores de Teixeira de Freitas, e, por unanimidade, a palavra de ordem para hoje, dia em que antecede à primeira prova do ENEM é relaxar, afinal, o nervosismo é um grande fator que prejudica o desempenho dos jovens nas provas. Então para hoje: Faça uma atividade de lazer que goste, pedalada, skate, patins, uma partida de futebol, uma disputa de games com os amigos, dominó, caminhada, ouvir música, assistir um filme no Cine Teixeira, tomar um sorvete no Chiquinho, e nada de balada! Alimente-se bem, de preferência comidas leves, e durma mais cedo, descanse o corpo e a mente. Amanhã, não esqueça que, aqui na Bahia não estamos seguindo o HORÁRIO DE VERÃO, portanto, esteja atento ao horário certo.

Informações importantes

O Enem 2017 será aplicado em dois dias, sendo o primeiro deles esse domingo (05), e o segundo dia o próximo domingo (12). As provas de redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias serão aplicadas neste domingo (05). Por sua vez, as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas no domingo (12) da próxima semana.

Os portões do Enem 2017 serão abertos ao meio dia e fechados as 13h, pontualmente. As provas do Enem 2017, tanto nesse primeiro dia (05) quanto no segundo (12), terão início as 13h30min (Horário de Brasília).

>>> Bahia: Portões abertos às 11h, fechados às 12h, e início da prova às 12h30min.

O tempo de duração desse domingo será de 05h30min, e 04h30min no segundo domingo. Os candidatos interessados em sair com os seus cadernos de questões, deverão permanecer na sala até os últimos 30 minutos de aplicação do Exame.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) especificou em edital que os cartões respostas do Enem 2017 deverão ser preenchidos exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Por isso, leve mais de uma caneta, para não ficar na mão caso uma pare de funcionar.

A outra exigência da organização do Exame é a apresentação de um documento original de identificação, com foto. Entre eles, são aceitos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista.

Os participantes também têm o direito de levar seus lanches para o momento de realização das provas. Não é permitida a utilização de bonés, chapéus, ou quaisquer outros adornos semelhantes. Aqueles que levarem celulares, relógios e quaisquer outros aparelhos eletrônicos deverão deixá-los sob guarda dos examinadores até o término das provas.

Dicas dos Professores

Dica 01: Professor Jonathan Molar – A prova do ENEM é muito mais interpretativa, para isso, o estudante precisa saber ler diferentes linguagens, como imagens, história em quadrinhos, textos, é importante ter um bom critério de interpretação, pois muitas vezes, a resposta é meramente uma questão interpretativa. E na história, que é a minha área, Brasil República, Século XX, Era Vargas, Ditadura Militar, o início da República, esses são temas com maior número de incidência para o ENEM. No dia da prova, tente manter a calma, pois na hora da prova conta 50% o que você estuda e 50% o seu nível psicológico.

Dica 02: Professor Valci Vieira – Fique atento aos horários! Não chegue no horário previsto, chegue mais cedo. Se é uma escola desconhecida, vale a pena visitar hoje, no dia anterior, para conhecer o percurso, estimar o tempo necessário para chegar e não se atrasar amanhã. Entre os temas que podem cair na redação: Política, Economia, questões sociais como minorias e respeito às diferenças.

Dica 03: Professora Rose Marie – A redação é uma dissertação objetiva, logo tem que ser impessoal, não pode ter primeira pessoa, nem do singular, nem do plural. Ex: Eu acho que, ou nós acreditamos em... Isso não pode! Para o texto, 04 parágrafos: O 1º Introdução, 02 para o desenvolvimento, e o último para a conclusão. O título é opcional, se você tiver dificuldade para elaborar o título, não coloque. Também não pode ser uma interrogação. Para quem tem dificuldade com a escrita na hora da redação: Leia o texto motivador e faça um levantamento de ideias sobre tudo que você lembra do assunto, faça tópicos. Por fim, junte esses tópicos e construa a redação.

Dica 04: Professora Tamires Pereira – O ENEM avalia os conhecimentos que você apreende durante todo o ensino médio, então agora o momento é de relaxar. Para os últimos momentos que antecedem à prova, leia sobre atualidades e técnicas de redação, para garantir melhor qualidade e desempenho em sua prova.   

Dica 05: Professor Jairo Avelar – A língua portuguesa pode aplicar alguns golpes, então, leia com muita atenção, pois um verbo, um conectivo, uma vírgula, pode mudar todo o sentido da questão. Como as questões são acompanhadas de textos, preste atenção em quem é o autor do texto, em que período foi escrito, as referências bibliográficas desses textos são importantíssimas para a sua interpretação.

Dica 06: Professor Petrônio Bonfim – Vá se divertir, esqueça o ENEM! Não entre num estado de estresse, pois isso pode prejudicar na hora de responder as questões, você não consegue visualizar as respostas porque está sobrecarregado. Então para hoje: Divirta-se durante o dia e descanse o corpo à noite.

Dica 07: Professor Felipe Vieira – Uma orientação importante para o momento da redação é fazer a redação primeiro, no início da prova, mas faça apenas o rascunho e passe para as questões. Pode ser que, algumas questões possam abrir mais o seu conhecimento sobre o tema proposto.

Agradecemos aos professores por suas contribuições, e desejamos a todos uma excelente prova!

Até a próxima!

Por Vida Diária: Andressa Lima/ENEM 2017.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

A arte da Autocompaixão
A arte da Autocompaixão
Publicado: Quinta, 16 Novembro 2017 16:19
Quanto pesa uma garrafinha de água?
Quanto pesa uma garrafinha de água?
Publicado: Quinta, 09 Novembro 2017 11:50
Estou com celulite, e agora?
Estou com celulite, e agora?
Publicado: Segunda, 06 Novembro 2017 07:33
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia