:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Para celebrar os 50 anos (1968/2018) da Passeata dos Cem Mil, considerada a maior manifestação popular contra a Ditadura Militar no Brasil, a Starling Consultores Associados resolveu organizar a antologia “Cem Poemas /Cem Mil Sonhos”.

50 poetas brasileiros foram convidados para participar da grande homenagem que é, antes de qualquer coisa, um grito de liberdade contra toda e qualquer forma de repressão e tirania. Coube a cada poeta enviar dois textos que, juntos, totalizaram cem poemas.

Entre os participantes figuram personalidades literárias conhecidas do público, como Dalva Silveira, Jullie Veiga, Rogério Salgado, Rubens Jardim e o próprio Rodrigo Starling, que, além de organizar a obra, participou dela como poeta.

Eu, Almir Zarfeg, tive a honra de ser convidado para participar da antologia com dois poemas: A COISA e A MENTIRA, que trazem consigo uma mensagem eminentemente política. (Embaixo, seguem trechos do primeiro deles.)

O livro ainda apresenta uma entrevista exclusiva com Vladimir Palmeira, que foi um dos líderes da inesquecível passeata que aconteceu no dia 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu estudantes, artistas, intelectuais e outros representantes da sociedade organizada.

“De um lado, deixamos o ensino universitário público e gratuito como legado, embora ameaçado neste instante; do outro, que é preciso reagir à tirania”, afirmou Palmeira na entrevista.

A reação imediata à manifestação popular foi a intensificação do clima de terror imposto pelo general Costa e Silva, sobretudo, às manifestações estudantis. Em agosto, Palmeira foi detido. O mesmo se deu com milhares de estudantes e operários. Mas os protestos seguiram até 13 de dezembro de 68, quando o AI-5 foi instituído pelos militares, dando início aos chamados anos de chumbo...

O livro – cuja capa/contracapa é ilustrada com fotos do fotojornalista Evandro Teixeira – terá lançamento, após o carnaval, nas capitais mineira e paulista. Desde já, todos estão convidados.

“A COISA”

 

Eu mando a coisa ir

Tomar naquele lugar!

A coisa me responde idem!

Ela é pragmática

Sou pornográfico!

 

A coisa é verde-amarela

Sou preto no branco

Ela é puta republicana

Sou masoquista graças a Deus!

 

A coisa ainda vai

Coisificar a alegria

A salada de frutas

A Praça 15 de Novembro!

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.