:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Degustar: experimentar com atenção e deleite o sabor de; saborear, provar.

Se você leu o texto da semana passada, quando falamos sobre a temperatura ideal para se consumir vinhos, esteja se perguntando se o assunto é o mesmo, pois o início do texto é o mesmo, degustação. O tema continua o mesmo: degustação. Vamos continuar falando deste assunto em função de ser amplo e envolver muitas variáveis, tais como: tipos de vinhos, temperatura, formas de degustação, construção do paladar, etc.

Na próxima semana, especificamente na sexta-feira, dia 01/02, estarei ministrando o curso de iniciação ao mundo dos vinhos, onde pessoas leigas ou com algum conhecimento na área de vinhos, poderá aproveitar para aprender um pouco mais sobre este largo e maravilhoso mundo dos vinhos. Em função disto, o assunto de hoje é uma continuidade do que falamos no último artigo e uma antecipação do que veremos no curso.

 

A degustação de um vinho é algo extremamente prazeroso, principalmente quando seguimos os passos corretamente, seja no controle da temperatura ou no uso da taça correta, além de harmonização, etc. Um conjunto de ações que promovem o prazer da degustação. Mas a degustação técnica, que faremos no curso, pode ser feita de várias formas, às quais veremos abaixo. Esses tipos de degustação, guiadas por um profissional, traz a possibilidade de degustarmos um vinho de forma mais técnica, entendendo melhor aromas e sabores existentes em cada garrafa de vinho.

Degustação Horizontal: Neste tipo de degustação, os vinhos dispostos para avaliação são de uma mesma safra, mas de produtores diferentes. Como exemplo, podemos citar um Brunello di Montalcino da safra 2000. É um vinho produzido na região da Toscana, na Itália, com a cepa Sangiovese Grosso. Nesta degustação, todos os vinhos serão desta DOCG, com diferentes produtores.

 

Degustação Vertical: Neste caso, a degustação se dará com um mesmo vinho, mas de safras diferentes. Como exemplo, podemos pegar um Barolo italiano e escolhermos os anos, de 2005 a 2010, produzido na região do Piemonte com a casta Nebiollo.

Dessa forma, vemos que a degustação Horizontal foca numa única safra de um mesmo vinho, mas de diferentes produtores, enquanto a degustação vertical, foca diferentes safras de um mesmo vinho.

 

Degustação às cegas: Nesta degustação, o avaliador degustará os vinhos sem saber qual vinho ele está provando e em qual sequência. Ele tem a informação de quais vinhos serão degustados, mas não saberá qual rótulo estará provando, pois isso poderia influenciar sua avaliação.

Degustação às cegas dupla: Neste caso, o avaliador não sabe nem mesmo quais rótulos serão degustados ou em que sequência. Nada irá influenciar sua decisão sobre o vinho.

No curso iremos trabalhar com esta última degustação, onde os participantes não saberão quais os rótulos que serão degustados. Durante a degustação, uma ficha será preenchida com as impressões de cada participante.

Aguardamos sua inscrição para o curso. Até a próxima semana.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.