:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma preocupação extra assombra os milhões de estudantes que farão o Enem 2018, que começa nesse domingo (4) e tem o segundo dia de prova no dia 11: o horário de verão. Por coincidência, ele também começa no dia 4, na virada do sábado dia 3.

Muitos estudantes ficaram preocupados em perder a prova com a mudança em cima da hora dos relógios. Ninguém quer entrar para o rol dos “atrasados do Enem”. Além disso, alguns celulares podem apresentar problemas com a mudança automática de horário, o que pode gerar mais confusão na história.

Portanto, é bom conferir como vai funcionar o horário de verão e os horários do Enem em cada estado.

 

Quando começa o horário de verão e em quais estados

À meia-noite do dia 4 os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez estados e no Distrito Federal.

A mudança vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e só acaba em 17 de fevereiro de 2019.

 

Quais serão os horários do Enem

Com a mudança do horário de verão, as provas, dependendo do estado e da cidade, começarão em horários diferentes. Mas todos os estudantes terão o mesmo tempo para fazer a prova, cinco horas e meia.

Como também há fusos horários diferentes no Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) preparou uma tabela para que cada estudante confira a sua situação e saiba a hora correta do Enem em sua localidade. Confira:

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas em 4/11

 

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins

11h – Abertura dos portões

12h – Fechamento dos portões

12h30 – Início das provas

18h – Término das provas em 4/11

 

Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima

10h – Abertura dos portões

11h – Fechamento dos portões

11h30 – Início das provas

17h – Término das provas em 4/11

 

Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

9h – Abertura dos portões

10h – Fechamento dos portões

10h30 – Início das provas

16h – Término das provas em 4/11

 

Por: Vida Diária / Exame

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.