:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

parada SA

Entre as praças do Campo Grande e Castro Alves, em Salvador, uma multidão fez um carnaval fora de época para celebrar o direito de "Viver livre na cidade que amamos", tema da 16ª Parada do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais). A festa ocorreu entre a tarde e a noite deste domingo (10).

parada SA5

A produção do evento estimou que cerca de 900 mil pessoas estiveram nas ruas acompanhando sete trios que desfilaram pelo centro da capital. O destaque ficou por conta de um trio com shows das cantoras Lorena Simpson, Karol Conka e Valesca Popuzada. Em apresentações individuais ao longo do circuito, as artistas defenderam o respeito pela diversidade.

parada Sa1

"Fiquei muito feliz de ter recebido o convite de estar aqui hoje em Salvador. É minha primeira Parada Gay em Salvador e do lado das minhas divas Karol Conka e Valesca Popuzada. Vai ser uma festa por respeito", disse Lorena Simpson.

parada SA2

Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), disse que, além de promover a alegria, a Parada Gay de Salvador quer chamar atenção da sociedade civil e dos governos para uma triste realidade. "O Grupo Gay da Bahia denuncia - num dia de alegria, de festividade-, que a Bahia continua liderando a lista dos assassinatos de gays, travestis, lésbicas e transexuais no Brasil. Chega de homofobia".

parada SA6

Na abertura da festa, o trio do Grupo Gay da Bahia (GGB) fez uma homenagem a atriz e cantora Rogéria, travesti que ficou conhecida pela luta contra a homofobia e que morreu no dia 4 de setembro, após complicações provocadas por uma infecção urinária. O trio foi intitulado como "Palco Adorável Rogéria".

parada SA4

A jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, recebeu o título de madrinha da Parada LGBTI. "Um privilégio, uma honra e uma grande responsabilidade, até porque a gente precisa compreender que o combate a LGBTTransfobia não tem que ser restrita a gays, lésbicas, travestis e transexuais, mas sim a todas as pessoas que compreendem a importância do respeito ao próximo".

Por Vida Diária: Andressa Lima/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.