:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 25 de março: Na noite da última sexta-feira (23), a equipe do Vida Diária esteve presente na inauguração da Casa de Apoio Solidário (PSCAPS), mais uma nova instituição social em Teixeira de Freitas. O projeto tem o objetivo de simplesmente ajudar a quem é de fora da cidade e está acompanhando algum familiar ou amigo internado em hospitais públicos, dando conforto para passar a noite, tomar um banho e se alimentar.

 

Para o Pastor Estevão Vilas Boas, “isso é uma história de mais ou menos dois anos, mas há em torno de 9 meses passamos a estudar os prós e contra, e após analisado tudo isso, no final do ano passado levamos o projeto para a Igreja Batista Central e ela aprovou. A igreja nos cedeu um terreno perto do Hospital Sobrasa para a construção desse projeto, tendo então a nossa sede própria, pois trata-se de um projeto social que a própria sociedade é quem vai manter, e nós acreditamos nisso, porque tem muita gente que está interessada em desenvolver o amor próprio e ajudar as pessoas, sendo solidárias para que elas tenham um acolhimento humanista e espiritual. Até então, a instituição tem parceria com dois hospitais públicos da cidade”, explica o pastor, um dos idealizadores do projeto.

 

Ainda de acordo com o pastor, o projeto de início é pensado para uma média de 25 pessoas. No momento a instituição atenderá apenas 5 para pernoitar, já que só há 5 camas prontas para recebê-las, e as pessoas que precisam tomar um banho, tomar um café, fazer um lanche e que não vão pernoitar podem usufruir do local, pois serão bem recebidas. “Este é um projeto para acolher essas pessoas que estão com pacientes nos hospitais e não têm para onde ir, porque nós temos uma equipe disposta para isso, como os membros da Igreja Batista Central, Dr. Marcos Aurélio, Dr. Dutra, Dr. Argenildo, Dra. Genilce, os empresários Sérgio Guimarães, Fábio Martins, Zilmar e muito mais parceiros”, concluiu.

 

Para utilizar desse grande benefício, os assistentes sociais vão verificar as situações dos acompanhantes de pacientes dos hospitais, vão procurar saber se eles têm algum lugar para onde ir, se não tiver, então, os assistentes selecionam essas pessoas para a Casa de Apoio que deverão apresentar uma guia de autorização, só será atendida na instituição se o acompanhante estiver munido da guia. A pessoa poderá ficar na Casa até quando perdurar o tratamento do paciente.

 

O ambiente está bem arejado e bem estruturado, além de conter 05 quartos, 03 banheiros, varanda, sala, copa e cozinha. Entretanto, essa estrutura provisória ainda é muito pequena com apenas cinco camas, mas segundo o planejamento, as novas instalações terão em torno de 6 quartos, 3 para homens e 3 para mulheres, com várias camas.

 

Devido às dificuldades no início, a Casa de Apoio também está precisando de algumas doações e toda a sociedade pode colaborar com um sofá com diversos assentos, máquina para lavar e mesas para escritório, pois a instituição terá acompanhamento psicológico, psicanalista, interação social e assistências em todas as situações.

 

Outro grande precursor desse projeto é o Valber Lauber, ele trabalha na área de saúde e também é o tesoureiro, “como todo projeto social, há uma série de dificuldades no início e isso torna-se um grande desafio, mas nós somos privilegiados em poder ter a imprensa e autoridades aqui nos prestigiando já nesta primeira etapa do projeto. Outro grande desafio será a inauguração da PSCAPS no dia 02 de abril, que vai começar a funcionar e atenderá as necessidades de cada um que precisa desse conforto”, disse Valber.

 

Que projetos como esses floresçam ainda mais em nossa cidade, porque ser solidário “é a arte de ser feliz, passa pela arte de amar, ajudar e servir o próximo”.

A nova entidade está localizada na Av. Marechal Castelo Branco, 261, 1º andar, Teixeira de Freitas, BA. Para mais informações, ligue (73) 9 8112-8368.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira e Robson Dias

Fotos: O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.