:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em 2018, conforme uma tradição já firmada, as crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), celebrarão o aniversário de emancipação política do município de Teixeira de Freitas, fazendo música. Nesta quarta-feira, 09, no Auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), a Orquestra 9 de Maio e o Orquestrando Futuros (OrFs), farão seus concertos. Toda a população está convidada para a apresentação gratuita e culto cívico, a partir das 19h30.

Desde o início dos trabalhos do ICED, com o Orquestrando Futuros e, posteriormente, com a Orquestra 9 de Maio, as crianças assistidas, que são estudantes da rede pública, participam da data em apresentações realizadas pelo município. Os programas orquestrais contavam com a parceria do município, via Secretaria de Educação e Departamento de Cultura. Em anos anteriores, o OrFs levou a música clássica para cerca de 300 crianças por ano só em Teixeira de Freitas, tirando-as das ruas e do ócio. Todo o ensino do ICED é gratuito, voltado à população em situação de vulnerabilidade social e tem se mantido por meio de iniciativas privadas, abertura de novas áreas de atuação e contrapartida  do Estado.

Neste ano, com a decisão da Prefeitura pelo cancelamento da Festa da Cidade e fortalecimento dos eventos juninos, a apresentação de aniversário vai acontecer na IBM. “Nós não podemos parar. O compromisso que temos com essas crianças e com a cidade precisa transpor dificuldades impostas”, explica o maestro Orley Silva ao contar que os trabalhos e a agenda de compromissos seguem, ultrapassando barreiras e, mantendo o ensino de música. Os programas já conduziram muitos meninos, moradores de bairros carentes da cidade, para outras cidades, estados e até para outros países. “Com a música clássica eles sonham e realizam, eles acreditam e se tornam pessoas com mais perspectiva de vida e mais confiantes, o que está cada dia mais raro entre os nossos jovens”, analisa a presidente do ICED, Gislaine Romana.

Além do OrFs e da Orquestra 9 de Maio, o ICED realiza: “Sua Escola é Uma Orquestra”, um modelo de palestra que mostra a importância do trabalho coletivo; “Orquestrando Ressocializações”,  que usa a música como ferramenta de qualificação profissional para internos que precisam ser inseridos na sociedade; o “Quinta Justa”, que faz apresentações eruditas abertas ao público na Sala do Júri do antigo Fórum; “Eruditos Concertos”, evento anual que se dá em espetáculos com a participação de músicos de outros lugares que formam um intercâmbio musical; “Natal em todo o canto”, com apresentações itinerantes pela cidade; e “Encontro de Cordas”, que é um momento de estudo intensivo de música, com reunião de músicos profissionais e estudantes de todos os lugares, inclusive do Exterior, culminando em grandiosos espetáculos abertos ao público.

 

Por: Vida Diária/Michele Ribeiro-DECOM ICED

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.