:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 23 de setembro: A equipe do Vida Diária acompanhou na manhã deste sábado (22), no bairro Ulisses Guimarães, a realização de mais uma ação social das instituições IFA, FASB e Ifatécnico na Escola Municipal Educandário Paz e Bem, oferecendo vários serviços de atendimento básico aos alunos e suas famílias.

 

Segundo a irmã franciscana, Leidiana Luciano, “as irmãs franciscanas do Senhor, desde quando chegamos aqui em Teixeira, há mais de 30 anos, sempre desenvolvemos um trabalho ligado ao carisma franciscano, de estar próximo das pessoas. Começamos pelo IFA e depois pela FASB, mas sempre essas duas instituições tiveram braços ligados à assistência social. Aqui no bairro Ulisses Guimarães, de maneira privilegiada, as duas instituições se fixaram e hoje é um dia de culminância de vários projetos, nós temos aqui o IFA Técnico, a FASB com alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Engenharia e muitos outros. Portanto, são várias pessoas doando um pouco de sua atenção e assistência às pessoas aqui da comunidade”.

 

Para a Irmã Leidiana, a marca mais importante nesse momento é a presença da família na escola, pois isso terá um diferencial muito grande na vida e formação do aluno.

 

De acordo com o Professor e mantenedor Nelson Motta, “esse momento vem coroar um trabalho que é feito durante todo o ano, porque ele dá esta oportunidade da gente conseguir reunir todos os professores e funcionários da escola e das instituições IFA e FASB, junto com as famílias e os alunos que compõem a escola. Assim como, em poder dividir cuidados e orientações para a saúde, para a vida e educação, enfim, coisas que possam dar uma melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias da Escola Paz e Bem”.

 

A diretora da escola, Édila Alves, disse que nesta ação social, estão oferecendo oficinas de artesanato, autoexame de mama, oficina de desenhos, alegroterapeutas, arquitetura e muito mais. “O serviço de acuidade visual não foi possível hoje, mas ele vai ser realizado em outubro, através do projeto Corujinha, em que faremos um processo de triagem para identificar quais crianças têm problema de visão e o encaminharemos para um oftalmologista”, concluiu Édila.

 

Para Vera Motta, coordenadora da ação social, “iniciamos esse projeto no Hospital Municipal, na campanha de doação de órgãos, e vamos continuar na UMMI e na UPA, pois eles precisaram desse tempo. Então, hoje nós estamos finalizando aqui na Escola Municipal Educandário Paz e Bem reunindo todos os nossos projetos que já desenvolvemos, junto com a comunidade local. Desde 2009, já participamos da semana da Responsabilidade Social, algumas vezes já realizamos aqui no bairro e hoje escolhemos novamente para trabalhar com toda a parte de atendimento, contando sempre com os nossos parceiros”, finalizou a coordenadora.

 

Além disso, houve também a apresentação das crianças do projeto social Orquestra Dando Cordas, fechando com chave de ouro esse dia especial.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira e Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.