:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Desenvolvimento e qualidade. Foram as duas palavras que definiram o 3° Concurso Regional Conilon de Qualidade, em Teixeira de Freitas. A cerimônia de Premiação aconteceu na manhã do último sábado(5), na 37ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, realizada no Parque de Exposições Temóteo Alves de Brito. Houve a abertura com a palestra: "Produção de Café Conilon Especial",  com Tassio souza - Degustador e mestre de torra de cafés (INCAPER - ES). Após a palestra houve a premiação das melhores amostras de café da região.  A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Agricultura, é uma das instituições apoiadoras do projeto.

 

Para o secretário de Agricultura, Dori Neves, o concurso tem crescido ano após ano e hoje já pode ser considerado um marco para o desenvolvimento da produção de café Conilon na região Extremo Sul. “É de grande importância para incentivar a produção e o fortalecimento de mais esta cultura para o nosso município e para toda a região. Nós da secretaria nos orgulhamos muito pois tem sido um concurso feito por pessoas especialistas no assunto, reunindo produtores de pequeno, médio e grande porte.”

O objetivo do Concurso é incentivar a produção de Café Conilon de melhor qualidade no Extremo Sul da Bahia e levar conhecimento aos produtores sobre, plantio, manejo e comercialização do produto.

 

Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB, explicou que o Extremo Sul da Bahia é uma região importante do ponto de vista da agricultura e da pecuária, e tem uma diversidade muito grande de produção. “ O Café Conilon é uma das potencialidades dessa região e nós aproveitamos a exposição e fizemos um evento chamado ‘Semana do Produtor Rural’ que trabalhou a capacitação e qualificação. Foi uma satisfação estar aqui e ter a oportunidade de participar de uma prova do melhor Café Conilon aqui da região. Pois isso representa na geração de emprego, geração de renda e oportunidades futuras para o produtor.”, disse Humberto.

Guilherme Caracini foi o ganhador do principal prêmio, o de Melhor Amostra de Café Conilon (Lote). Para ele, que é um produtor recente de café, a premiação foi uma surpresa. “É uma satisfação enorme sentimos orgulho por que vemos que o trabalho está sendo bem realizado e que conseguimos levar a mesma tradição da produção de mamão para a produção do café.”, explicou o ganhador.

 

A lista de premiação foi a seguinte:

Categoria Lote:

1º Casio Caracini - 81,56 pontos

2º Cidinei Zuqui - 80 pontos

3º Ricardo Nitz - 77, 25 pontos

4º Eduardo Capelini - 75, 87 pontos

5º Luis Gaspari - 75,37 pontos

 

Categoria Microlote:

1º Paulo Varejão - 79,93 pontos

2º Carmelita - 77,75 pontos

3º Jane Paulino - 77,5 pontos

4º Claudio Olímpio 77,37 pontos

5º Gerlei Santos 75,5 pontos

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.