:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

hospital municipal novo1 600x471

Teixeira de Freitas: Em assembleia geral, realizada nesta terça-feira (26), na sede da Unimed, os médicos do Hospital Regional de Teixeira de Freitas decidiram que não irão aderir à convocação da prefeitura da cidade para credenciamento de serviços médicos nas unidades de saúde geridas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais optaram por se manterem nos postos de trabalho, para que não haja desassistência, o que colocaria em risco a saúde da população.

O Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia) orienta que os profissionais das cidades vizinhas também não acatem a convocação para contratação com vínculo do tipo Pessoa Jurídica (PJ). A questão é que a prefeitura pretende fazer a gestão direta do hospital nos seus termos, o que inclui redução de pessoal e salarial.  O sindicato defende que seja feita a convocação dos médicos aprovados no concurso público e que os profissionais que já fazem parte do quadro funcional do hospital se mantenham nos postos de trabalho, sem perdas salariais.

No dia 13 de setembro, o Conselho Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas emitiu parecer sobre as mudanças propostas pela gestão municipal. O documento enumera uma série de pedidos de esclarecimentos por considerar a proposta da prefeitura omissa em diversos pontos. O conselho só aceitou a proposta em função de garantir a continuidade do atendimento da população e salientou que a gestão municipal deverá apresentar, até o mês de novembro, uma proposta mais elaborada. Tendo em vista que a proposta até então apresentada sinaliza apenas melhora quantitativa e não qualitativa dos serviços prestados à população.

O setor jurídico do sindicato está tomando as providências cabíveis e nos próximos dias uma equipe do Sindimed visitará a região para acompanhar de perto o caso.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Sindimed.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.