:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Foi realizado neste sábado (02) o dia “D” da campanha de doação de sangue no Hemoba 2017, trata-se de uma parceria entre o órgão e algumas entidades, como o Rotary Club, Lojas Maçônicas Profeta Issa e a Caridade Sigilo. É uma mobilização para aqueles que já são doadores e aqueles que estão doando pela primeira vez.

A campanha se intensifica no final de ano devido aos baixos estoques de sangue, época em que muitas pessoas estão de férias, viajam ou estão na correria do trabalho.  Neste dia D, o horário de doação foi das 8h às 14h.

Segundo Rubens Ferraz, membro do Rotary Club, conta que a campanha já está em sua 6ª edição, sempre mobilizando e conscientizando a sociedade teixeirense, “o dia nacional do doador foi no dia 25 de novembro, sábado passado, mas por conta da agenda cheia das entidades e do próprio Hemoba, que queria fazer a campanha, nós estamos hoje, das 8 às 14h, exercendo essa árdua missão”, disse ele. De acordo com o mobilizador, a campanha é extremamente importante, pois é preciso manter o estoque mínimo de sangue no Hemoba, já que a ausência de uma bolsa de sangue pode levar um paciente à morte.

Além de aumentar o estoque, a conscientização de que o teu sangue pode salvar uma vida é o mais gratificante. Entretanto, os baixos estoques é uma realidade crítica não só em Teixeira, mas em diversas cidades da Bahia e de outros estados. Para Rubens Ferraz, a data da campanha é estratégica, durante toda a semana foi intensificada a divulgação de material escrito e divulgação em massa nas redes sociais. “Hoje, no dia principal da campanha, temos um bom número de doadores, comprovando que toda a veiculação do material divulgado surtiu efeito, as pessoas estão se mobilizando e isso é muito importante”.  A expectativa é de chegar a 120 bolsas de sangue neste dia.

Lembrando, o sangue nunca deve ser comercializado, somente doado, e a pessoa pode estar comparecendo no Hemoba, de segunda à sexta, das 8h às 12h da manhã e das 13 às 16h da tarde, para doar.

O doador tem uma série de vantagens, além desse ato de amor ao próximo, por exemplo, ele faz o cadastro e o sangue doado passa por um processo de triagem e avaliação de um profissional de saúde, os quais são bastante preparados. Nesse sentido, a pessoa pode estar passando por algum problema de saúde e ela não estava sabendo, por isso, a importância de ser um doador permanente, pois estará cuidando da sua saúde também.

Para doar, a pessoa tem que ter mais de 50 kg, ter se alimentado e dormido bem, não ingerir bebida alcoólica ou algum entorpecente, ter idades entre 18 a 65 anos (lembrando que menor de 18 também pode doar, mas precisa estar acompanhado de um responsável), entre outros quesitos. Quando for doar, leve um documento de identificação com foto. Para mais informações, ligue (73) 3011-2740.

O Hemoba de Teixeira de Freitas fica localizado na rua Massanori Nagao, Centro, próximo ao Shopping Teixeira Mall. Atende em horário comercial e, aos sábados, funciona até às 14h.

 Doe sangue, salve vidas e cuide da sua saúde! Um ato de solidariedade e de amor.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia

POPULARES Mais acessadas na semana