:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 06 de abril: A equipe do Vida Diária esteve presente em um momento histórico na cidade de Teixeira de Freitas na tarde desta quinta-feira (05). No Posto de Saúde da Família (PSF) do Caminho do Mar, foi empossado o 1º Conselho Local de Saúde. O evento reuniu diversas representatividades do município para um momento bem festivo. A votação para esse conselho ocorreu em novembro de 2017 e contou com 102 votantes.

A finalidade do Conselho é fazer com que a comunidade participe da gestão e das decisões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo inserida no controle social. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Segundo Ana Paula Pessoa de Oliveira, coordenadora do eixo 03 de Controle Social de Saúde, “hoje nós temos oito conselheiros aqui empossados, em que quatro são usuários que foram escolhidos pela própria população, dois são representantes dos trabalhadores e mais as duas representantes da gestão. O Conselho Local de Saúde é o primeiro que está localizado na região leste da cidade, área de maior vulnerabilidade social”.

 

Ainda acrescentou que iniciaram por ali porque, nesse conselho, irão discutir não somente os problemas de saúde destes dois territórios (Caminho do Mar e Nova América), mas de outros territórios da região leste. “A comunidade participará de todas as decisões relacionadas à saúde, tendo a oportunidade de discutir os problemas vivenciados e participar das construções das estratégias”.

Para Rodrigo Lenine, coordenador da Atenção Básica de Saúde do município, “é muito importante ter esse primeiro conselho local de saúde aqui na região leste. Parabenizo a toda equipe de profissionais de saúde dos bairros Caminho do Mar e Nova América, além de todo o engajamento de professores e estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com isso, a população vai poder entender melhor os problemas que a gestão enfrenta, vai ajudar a resolver e, também, terá mais participação ativa”.

Adriana Viana, que é agente comunitária do bairro Nova América, disse que a criação desse conselho implicará em muitos desafios, mas que serão necessários. “Realmente para mim está sendo uma grande novidade, a gente está assumindo uma responsabilidade muito séria, pois trabalharemos com pessoas e, dessa forma, iremos ser cobrados. Esperamos, primeiramente, o apoio do conselho municipal da nossa cidade para a gente tentar desenvolver um bom trabalho no nosso conselho local”.

 

Confira os nomes dos membros empossados: Ednéia Andrade Lagasse, Cristiane Siqueira de Oliveira, Manoel de Jesus e Adenilson de Souza Ferreira (representantes titulares dos usuários); Vera Lúcia Souza da Ressurreição e Adriana da Silva Viana (representantes dos trabalhadores da saúde); Rayane Santos Carvalho Brito (representante da equipe de enfermeiras do PSF do bairro Nova América) e Márcia Santos Silva (representante da equipe de enfermeiras do PSF do bairro Caminho do Mar).

Vale salientar que o projeto-piloto tem a perspectiva de incentivar a criação de conselhos em outros pontos da cidade.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.