:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O primeiro caso suspeito da nova varíola em Teixeira de Freitas foi notificado na última segunda-feira (08). Em razão disso, a Prefeitura de Teixeira de Freitas estabeleceu uma série de orientações aos teixeirenses para o combate e prevenção da doença.

Feridas em forma de pequenas bolhas com água ou pus na pele (mãos, pés, do cotovelo para baixo, joelho para baixo, peito) boca, região genital e próximas ao ânus são os sintomas mais comuns da varíola. Febre e ínguas no pescoço e nas axilas também são indicativos que precisam de atenção. Esses sintomas podem durar de 2 a 4 semanas, podendo ser divididos em dois momentos:

0 a 5 dias após contaminação: febre, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas no pescoço e axilas e também sensação de cansaço ;
1 a 5 dias após contaminação: surgimento das feridas depois da febre, ínguas e manchas vermelhas na pele.
O contágio pode ocorrer ao ficar muito tempo perto de pessoas com sintomas ou doentes; contato físico direto (principalmente com feridas desprotegidas); ter relações sexuais com pessoas sintomáticas ou desconhecidas, mesmo com preservativo; e ao dividir objetos pessoais como roupas, copos e outros utensílios. A nova varíola não se trata de uma infecção sexualmente transmissível, mas o contato sexual e com fluidos corporais transmitem a doença.

Portanto, é essencial que a máscara seja utilizada perto de pessoas doentes ou com sintomas. O distanciamento social mínimo de 2 metros também é um método preventivo que ajuda a combater a varíola.

Com o surgimento de sintomas, é necessário que as feridas da pele sejam protegidas e seja feito o isolamento da pessoa doente ou sintomática. Procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para recomendações mais detalhadas dos profissionais de saúde é fundamental.


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.